A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO COMO ELEMENTO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS
Resumen
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, a qual tem por objetivo principal analisar os sentidos subjetivos expressos no processo de constituição da docência com bebês. Esse recorte é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Serão apresentadas algumas reflexões a partir de autores como: Forneiro (1998), Carvalho (2011) e Horn (2017), entre outros que discutem a importância da organização do espaço enquanto elemento curricular, fator fundamental para a construção de aprendizagens das crianças em espaço de educação coletiva. Ademais, busca-se dialogar com os documentos legais que direcionam a prática na educação infantil, quais sejam: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)/2009 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil/2017. Nesse processo reflexivo, ressalta-se a relevância da organização do espaço na educação infantil, enquanto elemento propulsor de aprendizagens e desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, evidenciando a responsabilidade do professor nesta ação, como parte relevante da docência com a primeira infância.
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