A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO COMO ELEMENTO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS
Abstract
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, a qual tem por objetivo principal analisar os sentidos subjetivos expressos no processo de constituição da docência com bebês. Esse recorte é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Serão apresentadas algumas reflexões a partir de autores como: Forneiro (1998), Carvalho (2011) e Horn (2017), entre outros que discutem a importância da organização do espaço enquanto elemento curricular, fator fundamental para a construção de aprendizagens das crianças em espaço de educação coletiva. Ademais, busca-se dialogar com os documentos legais que direcionam a prática na educação infantil, quais sejam: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)/2009 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil/2017. Nesse processo reflexivo, ressalta-se a relevância da organização do espaço na educação infantil, enquanto elemento propulsor de aprendizagens e desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, evidenciando a responsabilidade do professor nesta ação, como parte relevante da docência com a primeira infância.
References
BARBOSA, M. C. S. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. In: Anais do Seminário Nacional: Currículo em movimento- Perspectivas atuais. Belo Horizonte, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 4, 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer Nº 20, 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. Texto final de Zilma Moraes Ramos de Oliveira. - São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 10.jun.2019.
CARVALHO, M. C. Psicologia ambiental e do desenvolvimento: o espaço em instituições infantis. In: CARVALHO, M. C. Psicologia ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004, p. 181-196.
CARVALHO, M. C.; MENEGHINI, R. Estruturando a sala. In: ROSSETTI- FERREIRA, M. C. et al. Os fazeres na educação infantil. - São Paulo: Cortez; Ribeirão Preto, SP, 2011, p. 150-152.
CARVALHO, M. C.; RUBIANO, M. R. B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: muitos olhares. – 9. Ed.- São Paulo: Cortez, 2010, p. 116-142.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. - Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 229-281.
GOBBATO, C.; BARBOSA, M. C. S. Os bebês nos corredores da creche: num espaço entre espaços, explorações e acolhimento. Revista Eventos Pedagógicos: educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva. V. 6, n. 3 (16. ed.), edição especial temática, p. 95-115, ago./out. 2015.
HORN, M. G. S. Sabores, cores, sons, aromas; a organização dos espaços na educação infantil. - Porto Alegre: Artmed, 2010.
______ . Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. - Porto Alegre: Penso, 2017.
HORN, M. G. S.; HADDAD, L. A criança quer mais do que espaço. In: Revista Educação Infantil. Publicação Especial em duas edições. Editora Segmento. São Paulo. Setembro, 2011.
LIMA, D. D. R. S., 1978- Clube de Ciências da UFPA e docência: experiências formativas desde a infância. Tese (doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. Instituto de Educação Matemática e Científica. Belém – 2015.
MACHADO, A. L. A. Educação infantil e sociointeracionismo. In: OLIVEIRA, Z. Educação infantil: muitos olhares. – 9. Ed.- São Paulo: Cortez, 2010, p. 25-53.
MAJEM, T.; PEPA, O. Descobrir Brincando. Coleção Formação de professores, série educação infantil em movimento. Autores associados, 2001.
ORTIZ, C.; CARVALHO, M. T. V. Interações: ser professor de bebês- cuidar, educar e brincar, uma única ação. Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (org.). – São Paulo: Blucher, 2012. – Coleção InterAções.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).