EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: TRANSFORMAÇÃO E ASCENDÊNCIA DE UMA SOCIEDADE

  • Edson Trajano Vieira Universidade de Taubaté/Centro Universitário Módulo
  • Marcia Eliza de Godoi dos Santos Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Desenvolvimento. Educação Integral. Educação Libertadora.

Resumo

Este artigo tem por objetivo debater a educação enquanto mecanismo para formação integral do sujeito, para transformação da sociedade por meio de uma nova visão crítica/reflexiva. O século XXI tem sido marcado por uma vigorosa reflexão crítica sobre a problemática educacional, pela busca de caminhos para promoção de uma ação educativa comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Quanto à abordagem, a pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa. Essencialmente com base no aporte teórico de Paulo Freire, o estudo traz à tona uma discussão acerca de uma educação libertadora e comprometida com o desenvolvimento humano. Conclui-se, que o desenvolvimento integral perpassa pela educação integral como direito de cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilita ao indivíduo protagonista a conscientização de sua condição moral, possibilitando a mutação com o entendimento com a elucidação do entender social, amplia-se o olhar sobre as possibilidades de educação para além da escola.

Biografia do Autor

Edson Trajano Vieira, Universidade de Taubaté/Centro Universitário Módulo

Professor Doutor em História Econômica (USP), docente pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté, UNITAU, e do Centro Universitário Módulo, Caraguatatuba.

Marcia Eliza de Godoi dos Santos , Universidade de Taubaté

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, possui graduação em Pedagogia. Pós-Graduada em Direito Educacional e em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental.  

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Publicado
2019-12-20