EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: TRANSFORMAÇÃO E ASCENDÊNCIA DE UMA SOCIEDADE
Abstract
Este artigo tem por objetivo debater a educação enquanto mecanismo para formação integral do sujeito, para transformação da sociedade por meio de uma nova visão crítica/reflexiva. O século XXI tem sido marcado por uma vigorosa reflexão crítica sobre a problemática educacional, pela busca de caminhos para promoção de uma ação educativa comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Quanto à abordagem, a pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa. Essencialmente com base no aporte teórico de Paulo Freire, o estudo traz à tona uma discussão acerca de uma educação libertadora e comprometida com o desenvolvimento humano. Conclui-se, que o desenvolvimento integral perpassa pela educação integral como direito de cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilita ao indivíduo protagonista a conscientização de sua condição moral, possibilitando a mutação com o entendimento com a elucidação do entender social, amplia-se o olhar sobre as possibilidades de educação para além da escola.
References
BRASIL. Ministério da Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, DF, 2010.
______. Diretrizes e bases da educação nacional - Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
BRUNDTLAND, G. H. (coord.). Nosso futuro comum. 11. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.
BUENO, V. C. de A. Kant e a tarefa da educação. In: OLIVEIRA, P. E. de (org). Filosofia e Educação: aproximações e convergências. Curitiba: Círculo de Estudos Bandeirantes, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Ver. E atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
______. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
______. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2005b.
______. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001a.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
______. Educação como prática da liberdade. 24ª ed. Rio de janeiro, Paz e Terra. 2000.
______. Medo e Ousadia: O cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FURTADO, C. O capitalismo global. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
______. Introdução ao desenvolvimento: enfoque histórico-estrutural. 3. ed. rev. São Paulo: Paz e Terra, 2000a.
GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. – (Educação Cidadã; 4).
GOMÉZ-FABLING, C. El BID y. La Educación Superior na Universitária. Washington: BID, 2000.
LIBÂNEO, J. C.. Palestra - O Processo Educativo na Escola de Tempo Integral: ensino e aprendizagem em diferentes tempos e espaços. II Encontro Regional Sobre Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral. Secretaria Municipal de Educação Aparecida de Goiânia, de 26 a 28 de setembro, 2012.
LIMA FILHO, D. L. A universidade tecnológica e sua relação com o ensino médio e a educação superior: discutindo a identidade e o futuro dos CEFETs. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 349-380, jul./dez. 2005.
LUKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2003.
MADUREIRA, A. F. A. e BRANCO, A. M. C. U. de A. Construindo com o outro: uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano.In: DESSEN M. A., COSTA JUNIOR A. L. (Orgs.) A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre. Artmed, 2005, p. 90-108.
MEC (Ministério da Educação). Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira: mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Brasília: MEC, 2009.
MEC. Educação integral. Disponível em: <http://educacaointegral.mec.gov.br>. Acesso em 4 set. 2019.
OBSERVATÓRIO DO PNE. Educação Integral. 2016. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne >. Acesso em: 04 set. 2019.
PIRES, E.G.S. Filosofia e Educação: Importância da Filosofia no Ensino Superior. Anápolis: Revista De Magistro de Filosofia Ano XI n. 25,2018.
PLATÃO. A República. O Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
POCHMANN M. Educação e Trabalho: Como Desenvolver uma Relação Virtuosa? Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 383-399, maio/ago. 2004
RETAMIRO, W; ARAUJO, E.A.S; VIEIRA, E.T. A Educação como Ferramenta para o Desenvolvimento. Meridiano – Revista de Geografia, número 2, 2013.
ROCHA, R. Filosofia como educação de adultos. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
RODRIGUES, Z.A.L. Ideario Pedagogico. Para Educação em Escolas em tempo Integral Curitiba:Camões, 2011.
______. O Ensino da Filosofia no Brasil no Contexto das Políticas., Curitiba: Editora UFPR, n. 46, p. 69-82, out./dez. 2012.
SANTOS, M. Território e Dinheiro. In: Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF. Território, territórios. Niterói: PPGEO-UFF/AGB,p. 10. 2002.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002b.
SANTOS, M.J; VIEIRA, E.T. SANTOS, D.F. Educação e Capital Social: Uma relação estreita com o desenvolvimento DRd – Desenvolvimento Regional em debate (ISSNe 2237-9029) v. 8, n. 2, p. 4-26, jul./dez. 2018.
SAUL, A. M. Currículo. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime Jose (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 120-121.
SAVIANI, D. O Trabalho como Principio Educativo Frente às Novas Tecnologias.. In: Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis /RJ: Vozes, 1994.
SILVA JUNIOR, C. A Escola publica como local de trabalho. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1990.
SEVERINO, A. J.; PIMENTA, S. G. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.
SOUZA, N. de J. de. Desenvolvimento econômico. 5 ed. 2 REIMPR. São Paulo: Atlas, 2007.
VIEIRA, E. T. Industrialização e políticas de desenvolvimento regional: o Vale do Paraíba paulista na segunda metade do século XX. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em História Econômica, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2009.
ZANARDI, T. A. C. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire: os desafios da articulação conhecimento – tempo - território. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.01, p. 82 – 107 jan./mar.2016 e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP.
ZIMMERMANN, R. A nova LDB e o ensino de Filosofia: considerações sobre a legislação e o PL 3178/97. Mimeo. 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).