O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA E PRÁTICA

Resumen

Este trabalho discute a importância do uso dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa com enfoque na formação continuada de professores da rede básica de educação do estado da Bahia. Para entender as elucidações presentes nessa pesquisa, buscamos compreender o trabalho didático fundamentado nos gêneros textuais, de acordo com a visão de Marcuschi (2008), Soares (2001), Bakhtin (1992), Geraldi (1997), Porto (2009), Oliveira (1997) dentre outros, atentando para as concepções de linguagem e as metodologias elencadas na prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa. Este estudo é uma pesquisa qualitativa cujo método é o estudo de caso. Como resultado, verificamos que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa só ocorrerá de modo eficaz quando for fomentado e embasado no uso dos gêneros textuais, levando em consideração o contexto real em que os atores sociais fazem-se presentes.

Biografía del autor/a

Agnalva Nogueira Magalhães Silva, Secretaria de Educação do Município de Palmas de Monte Alto - BA

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Graduada em Letras Português (2014) e em Pedagogia (2001) pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Câmpus XII. Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica do Município de Palmas de Monte Alto – BA.

Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santos, Secretaria de Educação do Município de Guanambi - BA

Mestranda do PROFLETRAS pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Graduada em Pedagogia (2007) e em Letras Português (2014) pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Câmpus XII. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino do Município de Guanambi – BA.

Romar Dias, UNEB

Doutorando em Linguística e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Câmpus VI. Pesquisador no Grupo de Pesquisa CNPq/UnB “Língua, Discurso e Representação.”

Citas

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Publicado
2020-02-04