O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA E PRÁTICA
Abstract
Este trabalho discute a importância do uso dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa com enfoque na formação continuada de professores da rede básica de educação do estado da Bahia. Para entender as elucidações presentes nessa pesquisa, buscamos compreender o trabalho didático fundamentado nos gêneros textuais, de acordo com a visão de Marcuschi (2008), Soares (2001), Bakhtin (1992), Geraldi (1997), Porto (2009), Oliveira (1997) dentre outros, atentando para as concepções de linguagem e as metodologias elencadas na prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa. Este estudo é uma pesquisa qualitativa cujo método é o estudo de caso. Como resultado, verificamos que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa só ocorrerá de modo eficaz quando for fomentado e embasado no uso dos gêneros textuais, levando em consideração o contexto real em que os atores sociais fazem-se presentes.
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