DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS PESSOAS REFUGIADAS

Palavras-chave: Direito à educação. Pessoas refugiadas. Políticas públicas educacionais. Dignidade da pessoa humana. Acesso à justiça.

Resumo

A pesquisa tem como tema o direito à educação e o acesso à justiça. O problema da pesquisa: as atuais políticas públicas da educação promovem a inacessibilidade das pessoas refugiadas ao sistema de ensino nas escolas públicas de educação básica no Brasil? O objetivo geral é expor a universalização do acesso à educação como direito fundamental social e direito humano. Opta-se pela pesquisa bibliográfica com apoio do método hipotético-dedutivo. Como resultado observou-se que ampliar o acesso à justiça mediante redução de formalidades legais para que o Poder Judiciário garanta o acesso universal à educação das pessoas em situação de refúgio.

 

 

Biografia do Autor

Emerson Carlos Rodrigues, Faculdades Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito

Mestrando em Direito nas Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade Milton Campos. Professor de Educação Básica nas disciplinas de Sociologia e Filosofia.

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Publicado
2020-02-14