O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A EDUCAÇÃO? A NARRATIVA NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Resumen

O presente ensaio discute a educação na perspectiva da pensadora Hannah Arendt, a introdução de crianças e dos jovens na história de um mundo compartilhado entre as gerações. No ensaio “A crise na educação”, publicado por Arendt em 1958, busca-se compreender como a crise no mundo moderno incide na educação; a responsabilidade dos educadores em cuidar do legado do mundo comum; a importância na educação de narrar as experiências, por meio de estórias aos mais novos. Entende-se que a narrativa perpassa a dimensão do tempo, entrelaça experiências e afetos entre as gerações, como uma potencialidade para um modo de pensar a educação. Mediante isso, o pensamento de Arendt se faz urgente para refletir uma educação que tenha como princípio o comprometimento e responsabilidade dos educadores com o mundo que compartilhamos, um legado às novas gerações.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Gomes Nascimento, UFBA

Mestre em Educação, Universidade Federal da Bahia.

Citas

AGUIAR, O. Pensamento e narração em Hannah Arendt. In: Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. (Org.) Eduardo Jardim, Newton Bignotto. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

ALMEIDA, V. S. Educação em Hannah Arendt: Entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

_______. Uma leitura do ensaio “A crise na educação” de Hannah Arendt In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação. São Paulo: SESC São Paulo. 2016.

ARENDT, H. A condição humana. 13ª ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

_______. A Promessa da Política. Tradução Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Dafel, 2009.

_______. The portable Hannah Arendt (Edited with introdution by Peter Baher). USA: Penguin Books, 2000.

_______. Entre o passado e o futuro. 6. ed. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CARVALHO, J. S. F. Educação, uma Herança sem Testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2017.

GULLAR, F. Muitas Vozes. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1999.

PORCEL, B. Hannah Arendt y la crisis de nuestro tiempo. Argumentos, ano 5, n. 9 - Fortaleza, jan./jun. 2013.

REVISTA PIAUÍ, Escola Partida. Tiago Coelho. Disponível em: http://piaui.folha.uol.com.br/materia/escola-partida/ acesso em: 12 de dezembro de 2017. 12/12/2017.

ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.

Publicado
2020-03-09
Sección
Artigos