O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A EDUCAÇÃO? A NARRATIVA NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Abstract
O presente ensaio discute a educação na perspectiva da pensadora Hannah Arendt, a introdução de crianças e dos jovens na história de um mundo compartilhado entre as gerações. No ensaio “A crise na educação”, publicado por Arendt em 1958, busca-se compreender como a crise no mundo moderno incide na educação; a responsabilidade dos educadores em cuidar do legado do mundo comum; a importância na educação de narrar as experiências, por meio de estórias aos mais novos. Entende-se que a narrativa perpassa a dimensão do tempo, entrelaça experiências e afetos entre as gerações, como uma potencialidade para um modo de pensar a educação. Mediante isso, o pensamento de Arendt se faz urgente para refletir uma educação que tenha como princípio o comprometimento e responsabilidade dos educadores com o mundo que compartilhamos, um legado às novas gerações.
References
AGUIAR, O. Pensamento e narração em Hannah Arendt. In: Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. (Org.) Eduardo Jardim, Newton Bignotto. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
ALMEIDA, V. S. Educação em Hannah Arendt: Entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.
_______. Uma leitura do ensaio “A crise na educação” de Hannah Arendt In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação. São Paulo: SESC São Paulo. 2016.
ARENDT, H. A condição humana. 13ª ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
_______. A Promessa da Política. Tradução Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Dafel, 2009.
_______. The portable Hannah Arendt (Edited with introdution by Peter Baher). USA: Penguin Books, 2000.
_______. Entre o passado e o futuro. 6. ed. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CARVALHO, J. S. F. Educação, uma Herança sem Testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2017.
GULLAR, F. Muitas Vozes. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1999.
PORCEL, B. Hannah Arendt y la crisis de nuestro tiempo. Argumentos, ano 5, n. 9 - Fortaleza, jan./jun. 2013.
REVISTA PIAUÍ, Escola Partida. Tiago Coelho. Disponível em: http://piaui.folha.uol.com.br/materia/escola-partida/ acesso em: 12 de dezembro de 2017. 12/12/2017.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).