O COORDENADOR PEDAGÓGICO E DE ÁREA X SUA ATUAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO TOCANTINS
Abstract
O presente artigo busca-se estabelecer um paralelo entre as atribuições previstas no Regimento Escolar do Tocantins e a prática dos Coordenadores Pedagógicos e de Área nas unidades escolares. Para isso, foram usadas como amostragem duas escolas estaduais, Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão e Colégio Militar Presidente Costa e Silva, ambas situadas no município de Gurupi Tocantins. Quanto a obtenção das informações, foram resultado de entrevistas aos Coordenadores. Nesta abordagem, o aporte teórico Libâneo (2005), Ferreira (2018), e outros subsidiaram a pesquisa e ficou entendido que o Regimento Escolar é um documento importante e necessário para a eficacia da gestão escolar. Entretanto, observou-se que os referidos Coordenadores, embora conheçam o teor do documento, não conseguem desempenhar integralmente suas funções, por agregarem outras. Em suma, entendeu--se que, esse profissional é indispensavel para o sucesso escolar, entretanto é imprescindíivel o invistimento na qualificação profissional, e na melhoria da gestão escolar.
References
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