A CRIANÇA NA NATUREZA E A NATUREZA NA CRIANÇA: ASPECTO AMBIENTAL COMO DIMENSÃO DA PROTEÇÃO INTEGRAL
Abstract
O presente estudo investiga o relacionamento da criança com o ambiente natural e os seus impactos no desenvolvimento infantil. Justifica-se pelo fato de que uma proporção crescente de crianças está tendo seus vínculos restringidos com o ambiente natural, por motivos de várias ordens. Esses fatores podem estar associados ao surgimento de complicações físicas e mentais, individuais e coletivas. Sob o método hipotético-dedutivo, o problema de pesquisa consiste em: o modo pelo qual crianças compreendem a natureza e com ela se relacionam interfere no seu desenvolvimento (à luz da Doutrina da Proteção Integral)? A hipótese considera que uma inserção infantil frequente com a natureza é capaz de promover benefícios múltiplos e reforçar o paradigma da proteção integral, tanto para este sujeito de direitos como para a preservação do espaço natural, confirmada ao fim. Para tanto, o estudo contém duas seções, estruturado em uma análise inicial sobre a doutrina jurídica e, após, o contexto prático em que as crianças vivem e se relacionam.
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