PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO E A QUALIDADE DO ENSINO: JORNADA AMPLIADA EM QUESTÃO

Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais. Educação em Tempo Integral. Programa Novo Mais Educação.

Resumo

A jornada ampliada vem sendo ofertada aos alunos da rede pública de ensino como estratégia governamental para melhoria da qualidade da educação. Este trabalho tem como objetivo analisar a ampliação da jornada escolar proposta pelo Programa Novo Mais Educação (PNME), para o atendimento aos alunos no contraturno na escola Amazônia, localizada na cidade de Belém/PA. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio dos procedimentos da revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A escola pesquisada encontrou dificuldades para implementar as ações do programa em função de questões estruturais e também orçamentárias. Embora as políticas educacionais no Brasil não estejam dispondo de orçamento necessário para a implementação das ações planejadas, os dados analisados apontaram para uma avaliação positiva do “tempo a mais” que os alunos passam na escola no contraturno.

Biografia do Autor

Eliene Brito Passos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação (UFPA/CNPq). 

Maria de Fátima Matos Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Professora de Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado
2022-06-06