PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO E A QUALIDADE DO ENSINO: JORNADA AMPLIADA EM QUESTÃO
Abstract
References
ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline et al. (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.
BRASIL. (Constituição [1988]). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996].
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação. Brasília, DF: Presidência da República, 2007a.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. 2. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 196, 11 out. 2016a. Seção 1, p. 23.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 16 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2016b.
BRASIL. Programa Novo Mais Educação: Caderno de Orientações Pedagógicas - Versão I. Brasília: Ministério da Educação, 2017a.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola de tempo integral versus aluno em tempo integral. Ciep – escola de formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 80, p. 51-63, abr. 2009.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola Pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de Estado? Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1250-1222, out./dez, 2014.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Plano Nacional de Educação 2014-2024-Meta 06: estratégias para qual tempo e para qual projeto de sociedade? Revista de Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, n. 33, p. 101-120, 2016.
ESCOLA AMAZÔNIA. Projeto Político Pedagógico da “Escola Amazônia”: 2016-2018. Belém: [s.n.], 2018.
FERREIRA, Antônio Gomes. PINHEIRO, Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo. A compreensão da educação integral no Brasil a partir do discurso sobre o Programa Mais Educação. In: FERREIRA, Antônio Gomes; BERNARDO, Elisangela da Silva; MENEZES, Janaína Specht da Silva (Org.). Política e gestão em educação em tempo integral: desafios contemporâneos. Curitiba: CRV, 2018. p. 19-40.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020: sumário executivo. Brasília, DF: INEP, 2020.
MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SEEMANN, Vânio César. LDB e ampliação da jornada: uma abordagem do ciclo de política. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 519-532, jul./dez. 2016.
MOLL, Jaqueline. A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública. In: MOLL, Jaqueline et al. (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 129-146.
NUNES, Clarice. Centro Educacional Carneiro Ribeiro: concepção e realização de uma experiência de educação integral no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 121-134, abr. 2009.
MONTEIRO, Ana Maria. Cieps – escola de formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 80, p. 35-49, abr. 2009.
PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.
PASSOS, Eliene Brito. Os desafios da gestão escolar na implementação do Programa Novo Mais Educação. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
SILVA, Deuzeni Gomes da. Educação integral: uma análise dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação no município de Bela Vista de Goiás. 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federa de Goiás, Goiânia, 2018.
TITO, Bianca; FERREIRA, Rafael Alem Mello. Formulação de políticas públicas educacionais após a emenda constitucional 95/2016: o impacto de um novo regime fiscal na concretização do direito à educação. Revista Acadêmica da Faculdade de Direito, Recife, v. 93, n. 1, p. 26-42, abr. 2021.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).