DESAFIO E CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPO DE AULAS REMOTAS
Abstract
O propósito desta análise é abordar algumas concepções sobre o desafio que está em torno do novo normal apresentado pelo Coronavírus, a Covid- 19. Assim, a revisão de leitura bibliográfica foi escolhida para tratar do tema, bem como refletir sobre a formação docente em tempo de aulas remotas. Fato que aumenta o desafio entre o saber e a reflexão – na – ação dos professores. Diante desse novo paradigma metodológico para formação de professores, o estudo apresenta novos olhares do saber ensinar e uma reflexão sobre o papel do professor inserido nesse contexto. O professor se vê em total imersão nesse tempo, o século XXI. São dados e informações vindas de todas as vertentes midiáticas, que ele, o professor, procura no momento, mecanismos que minimizem a distância da escola, do ensino e seus alunos.
References
ARREDONDO, Santiago Castilho; GONZÁLEZ, Luis Polanco. Ensine a estudar... aprenda a aprender: didática do estudo. Curitiba: Editora Ibpex, 2010. (v. 1).
CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia. E. Temas e Textos em Metodologia Superior: Ensino Superior – Metodologia I. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
CLERMONT, Gauthier et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2º ed. Unijuí: Ed. Unijuí, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 33 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
HARARI, Yuval Noah. 21 Lições para o século 21. 1 ed. Trad. Paulo Geiger. São Paulo: Companhia de letras 2018.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001.
INSTITUTO DE INOVAÇÃO EDUCACIONALE AUTORES: Os professores e sua formação. A coleção temas de Educação é da responsabilidade científica do Instituto de Inovação Educacional e autores 1992. 1º edição: setembro 1992.
MASETTO, M. Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.
MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Organização e estratégias pedagógicas. Curitiba, Inter Saberes, 2012.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1992.
OLIVEIRA, E. G. Formação de professores a distância na transição de paradigmas. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em educação (2 ed.), Caxambu, 2003.
PIMENTA, Selma G. (Org). Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de /um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
QUADROS, Cristiane; ROLIM, Carmen Lucia Artioli; MÁRON, José Ramiro Lamadrid (Orgs.). Práticas Pedagógicas: construções do fazer docente. Goiânia: Kelps, 2012.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 35 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SOUZA, Ruth Catarina de; MAGALHÃES, Solange. Poiésis e Práxis – Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia: PUC – Goiás, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).