A DANÇA COMO RECURSO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
Abstract
O presente artigo através da análise da literatura existente, aborda a dança como conteúdo da Educação Física e a sua presença efetiva e significativa no trabalho dos docentes da área em ambiente escolar. Adotou-se, para tanto, a revisão sistemática de literatura, os estudos utilizados na pesquisa foram delimitados por meio da técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados encontrados, pode-se concluir que a dança enquanto conhecimento pertencente à área da Educação Física ainda se encontra limitada quando comparada a outros conteúdos da disciplina, não lhe sendo conferido o verdadeiro valor no processo formativo. Foram apontados também os principais fatores que acarretam esta situação, entre eles o despreparo dos docentes e o preconceito.
References
ASSIS, Marília SIMÕES, Regina; GAIO, Roberta. Dança na escola: um estudo a partir do discurso dos envolvidos. Movimento e Percepção, Brasília, DF, 10.14, 04 05 2009. Disponível em:
ALVES, M. S.; FALCÃO, A. P. S. T.; BRASILEIRO, L. T.; MELO, M. S. T. DE M.; MEDEIROS, F. R. C. DE. O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, 30 jun. 2015. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 4v. Disponível em:
BRASILEIRO, Lívia Tenorio; FRAGOSO, Aline Renata de Farias; GEHRES, Adriana de Faria. Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos. Pro-Posições, Campinas, v. 31, e20180113, 2020. Disponível em:
BRASILEIRO, Lívia Tenorio. O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de educação física na perspectiva crítica. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 5-18, dez. 2002. ISSN 1982-8918. Disponível em:
BRASILEIRO, Lívia Tenório. O CONTEÚDO" DANÇA" EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TEMOS O QUE ENSINAR?. Pensar a prática, v. 6, p. 45-58, 2003. Disponível em:
CAVASIN, Cátia Regina; FISCHER, Julianne. A dança na aprendizagem. Revista Leonardo Pós, n. 3, p. 1-8, 2003. Disponível em:
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponivel em:
CRUZ, Marlon Messias Santana; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA. Cenas Educacionais, [S.l.], v. 3, p. e7023, jul. 2020. ISSN 2595-4881. Disponível em:
DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da Educação Física na escola. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 64-78, 2005. Dísponivel em:
DA SILVEIRA BÖHM, Natália Vasconcelos; TOIGO, Adriana Marques. A dança nas aulas de educação física: a visão de alunos e professores das 5ª e 6ª séries de uma escola municipal de Canoas, RS. Cippus, v. 1, n. 2, p. 158-169, 2012. Disponível em:
DE CARVALHO, Thainá; COFFANI, Márcia CR da S. A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT. Revista da Faculdade de Educação, v. 15, n. 17, p. 115-132, 2019. Disponível em:
DAÓLIO, J. A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS. Pensar a Prática, v. 8, n. 2, p. 215-226, 20 out. 2014. Disponível em:
DE ASSIS, Marília Del Ponte; SIMÕES, Regina; GAIO, Roberta. Dança na escola: um estudo a partir do discurso dos envolvidos. 2009. Disponível em:
DOS SANTOS, Andressa Fernanda; SILVA, José Ricardo. a dança na educação física escolar: de banalizada a conteúdo curricular imprescindível. 2014. Disponível em:
DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. ANÁLISE DO CONTEÚDO DANÇA NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL. Rev. educ. fis. UEM, Maringá , v. 26, n. 3, p. 353-365, Set. 2015. Disponível em:
EHRENBERG, Mônica Caldas; GALLARDO, Jorge Sérgio Pérez. Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, v. 11, n. 2, p. 111-116, 2005. Disponível em:
ERMEL, Regina Célia; FRACOLLI, Lislaine Aparecida. Processo de trabajo de gerencia: un enfoque sobre las dimensiones del analise. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 37, n. 2, p. 89-96, 2003. Disponível em:
FINCK, Silvia Christina Madrid; CAPRI, Fabíola Schiebelbein. As representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educativa (Brasil), v. 6, n. 2, p. 249-263, 2011. Disponível em:
FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2001. Disponível em:
FRIEDRICH, Júlio César; MENDES, Evandra Hein. A dança de salão nas aulas de Educação Física. 2009. Disponível em:
GARIBA, Chames Maria Stalliviere; FRANZONI, Ana. DANÇA ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 155-171, abr. 2008. ISSN 1982-8918. Disponível em:
GUIMARÃES, Juliana Regina; BIANCHINI, Heloise Mariano. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 1-6. Disponível em:
IMPOLCETTO, Fernanda Moreto et al. Educação Física no Ensino Fundamental e Médio: a sistematização dos conteúdos na perspectiva de docentes universitários sistematização dos conteúdos da Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em:
KLEINUBING, N. D.; SERVO, G.; REZER, R.; MATIELLO, M. L. DA S. A DANÇA NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, v. 15, n. 3, 24 set. 2012. Disponível em:
KLEINUBING, Neusa Dendena; SARAIVA, Maria do Carmo. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DANÇA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 193-214, jan. 2010. ISSN 1982-8918. Disponível em:
KRAVCHYCHYN, C.; CARDOSO, S. M. V.; MORETTI, L. H. T.; OLIVEIRA, A. A. B. DE. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA: CAMINHOS PERCORRIDOS E “NOVAS/VELHAS” PERSPECTIVAS. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 107-118, 21 fev. 2012. Disponível em:
KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B.; CARDOSO, S. M. V. A Educação Física no Ensino Fundamental na visão de alunos do Ensino Médio: um diagnóstico para a reflexão docente. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 18, p. 133-136, 2008. Disponível em:
LIMA, Rubens Rodrigues. Para compreender a história da educação física. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.149-159, mar. 2013. ISSN 2237-258X. Disponível em:
MARCELINO, Elisa Popyelisko; KNIJNIK, Jorge Dorfman. A escola vai ao baile? Possíveis relações entre dança e Educação Física na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 3, 2006. Disponível em:
MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Educação física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando as danças na escola pública. Conexões, v. 12, n. 1, p. 181-200, 2014. Disponível em:
MOREIRA, Walter. Revisão de literatura e desenvolvimento científico. Janus, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em:
MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011. Disponivel em:
PAIVA, A. C. DE S.; DA SILVA DE FREITAS, E. C.; RODRIGUES DE OLIVEIRA, F.; DEUTSCH, S. EFEITOS DE UMA ATIVIDADE DE DANÇA DENTRO DA ESCOLA NOS ESTADOS DE ÂNIMO DE ALUNOS. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, 30 jun. 2014. Disponível em:
PERES, Aline Thomazelli; RIBEIRO, Deiva Mara Delfini Batista; JUNIOR, Joaquim Martins. A dança escolar de 1ª a 4ª série na visão dos professores de educação física das escolas estaduais de Maringá. Journal of Physical Education, v. 12, n. 1, p. 19-26, 2001. Disponível em:
ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, p. 167-178, 2005. Disponível em:
ROCHA, Daniela; RODRIGUES, Graciele Massoli. A dança na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 3, 2007. Disponível em:
SILVA, Queila; ROSA, Marcelo Victor. ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DAS AULAS DE DANÇA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Motrivivência, Florianópolis, n. 31, p. 66-78, jul. 2010. ISSN 2175-8042. Disponível em:
SBORQUIA, Silvia Pavesi; NEIRA, Marcos Garcia. AS DANÇAS FOLCLÓRICAS E POPULARES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: possibilidades e desafios. Motrivivência, Florianópolis, n. 31, p. 79-98, jul. 2010. ISSN 2175-8042. Disponível em:
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHI, Sandro. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 505-520, Set. 2014. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).