A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Abstract
O estudo objetivou descrever as contribuições de uma experiência de mobilidade estudantil a partir do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para a formação de estudantes da área da Saúde de uma universidade no sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada através das informações disponibilizadas pela CAPES referentes ao programa (nível nacional e local), e também através de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos da instituição que saíram para o exterior entre os anos de 2014-2016. Entre os motivos para a participação estão a busca pela qualificação profissional através da aprendizagem de uma língua estrangeira e a oportunidade de vivenciar uma diferente cultura. Os estudantes sinalizaram que apesar dos benefícios acarretados com o CsF, a acolhida nas instituições não foi totalmente favorável em alguns locais, houveram dificuldades na organização curricular e na readaptação quando retornaram ao Brasil, e ainda, poucas oportunidades para compartilhar suas experiências com demais colegas e professores. Como principais contribuições para a formação estão a possibilidade de usufruir de um ambiente qualificado, com docentes altamente capacitados, aquisição de autonomia na aprendizagem, além do estabelecimento de redes de colaboração científica que auxiliam no desenvolvimento profissional. Ressaltamos a necessidade de um olhar aprofundado para programas como este, ouvindo diferentes experiências, para que haja uma valorização das estratégias de internacionalização que enfoquem no desenvolvimento do conhecimento e da formação.
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