POEMAS E JOVENS LEITORES: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
Abstract
Neste texto há uma proposta de prática de leitura de poemas para o letramento literário de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é compartilhar com professores da educação básica e com estudantes de licenciatura algumas possibilidades de ensino da leitura para desenvolver a competência literária dos alunos, valorizando a multiplicidade de sentidos presente no texto poético – que nem sempre está na sala de aula. Por meio da prática de leitura cumulativa associada ao modo de ler das estratégias de leitura, é apresentada uma sugestão de leitura que valoriza: o ato de ler poemas; a resposta do aluno à leitura dos textos poéticos; a interpretação colaborativa dos textos. Espera-se que tal atividade contribua com as práticas de leitura na escola e favoreça o letramento literário dos jovens.
References
ANDRADE, Carlos Drummond de. José. In: ______. Nova reunião: 23 livros de poesia. v. 1. 7. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013. p. 129-131.
______. No meio do caminho. In:____. Nova reunião: 23 livros de poesia. v. 1. 7. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013. p. 22.
AZEVEDO, Ricardo. Apagaram as saudades que eu tinha da aurora da minha vida. In: ______. Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos. São Paulo: Melhoramentos, 2015. p. 61.
BANDEIRA, Manuel. Vou-me embora pra Pasárgada. In: ______. Bandeira a vida inteira. Rio de Janeiro: Alumbramento, 1986. p. 90.
BARROS, Manoel de. O menino que carregava água na peneira. In: ______. Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999, (não paginado).
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CHAMBERS, Aidan. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Trad. (do inglês) Ana Tamarit Amieva. México: FCE, 2007.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
______. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
______. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. In: AYALA, Walmir (Org.). Poesia brasileira: períodos colonial e romântico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1985. p. 62.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata Junqueira et al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.
HARVEY, Stephanie; GOUDVIS, Anne. Strategies that work: teaching comprehension to enhance understanding. Portland: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2008.
LOPES, José de Sousa Miguel. A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo. Educação e Pesquisa: revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 46, fev. 2020. Disponibilidade em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/169875/160754. Acesso em: 10 ago. 2020.
MACHADO, Maria Zélia Versiani. Depois da poesia infantil, a juvenil? In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 263-278.
MELO NETO, João Cabral de. Tecendo a manhã. In: ______; ZILBERMAN, Regina (Org.). Poemas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. p. 149-150.
MORAES, Vinicius; TOQUINHO et al. Aquarela. Ariola, 1983. Disponibilidade em: https://www.letras.mus.br/toquinho-vinicius/1227391/. Acesso em: 7 ago. 2020.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
RÊGO, Zíla Letícia Goulart Pereira. A leitura poética e a construção da subjetividade. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 279-306.
SANTOS, Ana Maria Martins da Costa; SOUZA, Renata Junqueira de. Andersen e as estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).