RELAÇÕES FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS
Abstract
O objetivo desse artigo é refletir sobre a relação família-profissionais de educação infantil, a partir da perspectiva da criança, para construir parcerias necessárias nesse novo contexto epidemiológico. Inicia-se pela análise de dados de pesquisa de abordagem qualitativa realizada em instituição de educação infantil, complementados por alguns depoimentos coletados nesse momento com algumas crianças, por via remota. Conclui-se que a criança tem percepções diferenciadas e relativas das duas instituições que precisam aprimorar a parceria, sobretudo nesse momento de crise no qual o desenvolvimento saudável das crianças depende do compromisso de todos.
References
FOUCAULT, Michael. Microfísica do poder. 16.ed. Rio de Janeiro: Graal,1979.
GALVÃO, Izabel. Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violência não. São Paulo: Vozes, 2004.
LÓPEZ, Rosa Maria Monteiro. Uma família institucional à brasileira: a experiência na Aldeia Infantil SOS. 2001. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
MARANHÃO, Damaris Gomes; SARTI, Cynthia Andersen. Cuidado compartilhado: negociações entre famílias e profissionais em uma creche. Interface (Botucatu) [on-line]. 2007, vol.11, n.22, pp.257-270. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000200006.
PEREIRA, Ângela MNM. A sociedade das crianças A’uwe - Xavante: por uma antropologia da criança. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia)-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
SARTI, Cynthia Andersen; MARANHÃO, Damaris Gomes. “A creche é o pai”: instituição pública ou projeção de uma família idealizada? In: Müller, Fernanda (org.) Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2010. 256 p.
SAWAYA, Sandra Maria. Narrativas orais e experiências: as crianças do Jardim Piratininga. In: Oliveira ZMR (org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil, p. 31-49, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
TOREN, Christina. Making history: the significance of childhood cognition for a comparative anthropology of mind. MAM- J Royal Anthropological Inst., p. 461-78, 1993.
WALLON, Henri; RABAÇA, Ana Maria; TRINDADE, Calado. Psicologia e educação da criança. Coletânea de artigos publicados entre 1928-1956. Lisboa: Veja, 1979.
WEREBE, Maria José Garcia; NADEL-BRULFERT, Jaqueline. Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).