“DE NOME FILHOTE”, DE MARINA COLASANTI: FORMANDO LEITORES E DISCUTINDO A CONDIÇÃO FEMININA
Abstract
A escola é um local de partilha, de construção do conhecimento, mas é também um espaço de desconstrução de estereótipos e preconceitos que não se aplicam mais à mulher contemporânea, uma vez que muitos aspectos ideológicos que se relacionam com um modelo patriarcal ainda são facilmente identificados no cotidiano de nossa sociedade. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de letramento literário para ser utilizada na primeira série do ensino médio, tendo como foco a questão feminina. Para tanto, tomamos como base o conto de fadas “De nome filhote”, de Marina Colasanti. Trata-se, pois, de um trabalho que se propõe a contribuir na formação de leitores dentro das escolas e de discutir questões que sejam capazes de repensar os “papéis” femininos. Utilizamos como referencial teórico: Colomer (2003), Cosson (2014), Bauman (2005) e Zinani (2006).
References
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