A REINSERÇÃO DO IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO
Abstract
Este artigo analisou a reinserção do idoso no mercado de trabalho, suas dificuldades, doenças, preconceitos enfrentados e influências no auto estima e valorização enquanto ser humano capaz de ser ativo e útil à sociedade. A problemática analisada foi referente ao conhecimento das dificuldades encontradas por idosos para reinserção no mercado de trabalho. O objetivo principal foi verificar quais as dificuldades encontradas por idosos para que sejam reinseridos no mercado de trabalho, além verificar se os idosos sentem falta de retornarem ao trabalho e os motivos que os levam a essa necessidade ou desejo. O estudo teve caráter quali-quantitativo, exploratório, com pesquisa de campo, uso de questionários estruturados, busca de fontes em bibliotecas físicas e virtuais. Concluiu-se que tanto empresários, familiares e sociedade entendem que o idoso é incapaz de desenvolver as atividades laborais com eficiência devido a falta de capacidade física, mental, de saúde e de tomada de decisões. A ocorrência do esquecimento de detalhes da vida cotidiana também é um aspecto importante para corroborar o preconceito de se ter um idoso como colaborador na organização, o que dificulta a sua reinserção ao mercado de trabalho.
References
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRITO, F. C., RAMOS, L. R. Serviços de atenção à saúde do idoso. São Paulo: Atheneu, 1996.
CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional. 6. ed. Coimbra: Almedina, 1993.
CASTRO Odair Perugini de. Envelhecer: um encontro inesperado. Sapucaia do Sul: Notadez, 2001.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2008.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2001.
COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Quem disse que os aposentados estão inativos? O movimento dos aposentados e pensionistas e o jogo de resistência contra o poder. Textos Envelhecimento, Rio de Janeiro, v. 4 n.7, 2002.
CUNHA, Dirley. Curso de Direito Constitucional. 4 ed. Salvador: JusPODVM. 2010.
FILHO, C. T. Eurico, NETTO P. Matheus. Geriatria fundamentos, clínica e terapêutica. 2. ed. São Paulo Atheneu, 2005.
FRANÇA, Lucia. Repensando a aposentadoria com qualidade: um manual para facilitadores de programas de educação para a aposentadoria em comunidades. Rio de Janeiro: CRDE, UNATI, UERJ, 2002.
GOMES, A.L. “O Benefício da prestação continuada: uma trajetória de retrocessos e limites – construindo possibilidades de avanços?”. In: Seminário Internacional: mínimos de cidadania e benefícios a idosos e pessoas deficientes – Brasil, França e Portugal. São Paulo: FAPESP, 2002, p.60-79.
HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1991.
IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em 28/05/2017.
MARTINEZ, Wladimir Novaes. O direito dos idosos. São Paulo: LTr, 1997
MAZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo Meio ambiente, consumidor e outros interesses difusos e coletivos. São Paulo: Saraiva, 2001.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 8. ed. São Paulo: Malheiros, 1996.
MENDES, Glenda. O trabalho dignifica o homem. 01/05/2013. Disponível em <http://www.onacional.com.br/geral/cidade/37224/0+trabalho+dignifica+o+homem>. Acesso em 28/05/2017.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 1999.
MUCHINSKY, Paul M. Psicologia organizacional. São Paulo: Thompson, 2004.
PETERS, Tom. Reinventando o trabalho. São Paulo: Campus, 2000.
NETO, Diogo de Figueiredo Moreira. Sociedade, Estado e Administração Pública. Rio de Janeiro: Top Books, 1996.
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 1986.
ROMAO, Cesar. A relação homem-trabalho. 2004. Disponível em <http://www.cesarromao.com.br/redator/item24141.html>. Acesso em 28/05/2017.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 1992.
TAVARES., Juliana Petri.; et al. Trabalhadores de enfermagem e os idosos hospitalizados: uma Proposta de investigação. Disponível em <http://www.abennacional.org.br/2SITEn/Arquivos/N.125.pdf>. Acesso em 28/05/2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).