OFICINAS DE APOIO AO ESTUDO: REFLEXÕES SOBRE A CONDUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UNIVERSITÁRIOS

  • Yara Aparecida de Paula Universidade Federal de São Paulo
  • Leticia Gabriella Nascimento Ribeiro Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Bruna Alves Nonatos Universidade Federal de São Paulo
  • Ricardo da Costa Padovani Universidade Federal de São Paulo
  • Sylvia Helena Souza da Silva Batista Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Estudante universitário. Trabalho em equipe. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as oficinas de apoio ao estudo, realizadas na Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (Unifesp/Baixada Santista), como um recurso alternativo para a promoção da autorregulação da aprendizagem, no atual contexto da educação superior. O trabalho referenda-se nos conceitos de autorregulação desenvolvidos pela Teoria Social Cognitiva. A reflexão foi feita a partir do desenvolvimento de oficinas realizadas pelo setor pedagógico e dos relatos dos participantes nas avaliações das atividades aplicadas. Concluiu-se que a criação de espaços que facilitem a troca e aprendizagem mútua é uma atribuição da instituição de ensino e ações, dessa natureza, contribuem para a adaptação do estudante e a permanência no ensino superior.

Biografia do Autor

Yara Aparecida de Paula, Universidade Federal de São Paulo

Pedagoga. Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Câmpus Baixada Santista.

Leticia Gabriella Nascimento Ribeiro Silva, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo. 

Bruna Alves Nonatos, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo. 

Ricardo da Costa Padovani, Universidade Federal de São Paulo

Professor Associado. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

Sylvia Helena Souza da Silva Batista, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Câmpus Baixada Santista.

Referências

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Publicado
2020-03-31