O COORDENADOR PEDAGÓGICO E DE ÁREA X SUA ATUAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO TOCANTINS
Resumo
O presente artigo busca-se estabelecer um paralelo entre as atribuições previstas no Regimento Escolar do Tocantins e a prática dos Coordenadores Pedagógicos e de Área nas unidades escolares. Para isso, foram usadas como amostragem duas escolas estaduais, Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão e Colégio Militar Presidente Costa e Silva, ambas situadas no município de Gurupi Tocantins. Quanto a obtenção das informações, foram resultado de entrevistas aos Coordenadores. Nesta abordagem, o aporte teórico Libâneo (2005), Ferreira (2018), e outros subsidiaram a pesquisa e ficou entendido que o Regimento Escolar é um documento importante e necessário para a eficacia da gestão escolar. Entretanto, observou-se que os referidos Coordenadores, embora conheçam o teor do documento, não conseguem desempenhar integralmente suas funções, por agregarem outras. Em suma, entendeu--se que, esse profissional é indispensavel para o sucesso escolar, entretanto é imprescindíivel o invistimento na qualificação profissional, e na melhoria da gestão escolar.
Referências
FERREIRA, Felipe. Qual o papel do coordenador pedagógico na escola? Disponível em: www.proesc.com › blog › qual-o-papel-do-coordenador-pedagógico-na-escola. Acesso em: 24/09/2022.
FRANÇA, Luísa. Entenda os maiores desafios do Coordenador Pedagógico. Gestão Escolar. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2 de maio de 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br › coordenador-pedagógico-desafios. Acesso em: 22 out. 2022.
LIBANÊO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Gestão da escola teoria e Prática. Goiás: Alternativa, 2005.
LIBANÊO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
TOCANTINS. SEDUC - Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Regimento Escolar. 2017.
VASCONCELLOS, C dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto Político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).