“VIDAS AMEAÇADAS”: UM OLHAR PARA AS INFÂNCIAS E JUVENTUDES PRECARIZADAS, AMEAÇADAS, INSEGURAS – ENTREVISTA COM MIGUEL ARROYO

Palavras-chave: Crianças. Infâncias. Desigualdades. Vidas Ameaçadas.

Resumo

Entrevista realizada via Zoom, no dia 16 de agosto de 2021, na estreia do canal no Youtube da recém-formalizada Rede Emili@. A Rede Ibero-Americana de Pesquisas Interdisciplinares sobre Infâncias e Juventudes, denominada Rede Emília, reúne docentes da Argentina, México, Espanha, Portugal, além de universidades brasileiras públicas, federais, estaduais, confessionais e comunitárias. A rede de pesquisas realiza estudos compartilhados sobre as temáticas da infância e da juventude e organiza eventos e publicações, a fim de subsidiar as políticas públicas na estruturação de projetos e programas que visem atender os direitos fundamentais das crianças e jovens.   O entrevistado é Miguel Arroyo, uma das grandes referências em educação do nosso País. Miguel Arroyo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) Stanford University (1976). É professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG.

Biografia do Autor

Magali dos Reis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Doutora em Educação (UNICAMP), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas.

Lucas Ávila, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Mestre em Educação (PUCMinas), licenciatura em Geografia (UFMG), bacharel em Jornalismo (Uni-BH), especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade (UFMG).

Referências

ARROYO, Miguel G. Vidas Ameaçdas. Petrópolis – RJ: Vozes, 2019.
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas – trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004 (4a. edição).
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000 (8 a . edição).
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. RJ: Vozes, 2014.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. RJ: Vozes, 2013.
Publicado
2023-03-15