A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PARFOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES E CONCEPÇÕES DOCENTES

Palavras-chave: PARFOR. Formação de Professores de Matemática. Ensino de Matemática.

Resumo

Neste trabalho destacamos as contribuições do PARFOR na formação de professores de matemática no Estado do Maranhão. A metodologia seguiu uma linha apoiada na pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A análise dos dados qualitativos foi subsidiada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e fundamentos de educadores como D’Ambrósio (2012), Lorenzato (2010), Pimenta (2006) e Tardif (2014). Os resultados quantificáveis revelaram características dos municípios atendidos e dos discentes matriculados. A pesquisa qualitativa apresentou características dos egressos que revelam a dimensão do quanto a Licenciatura em Matemática do PARFOR representou uma melhoria profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Valeska Martins de Souza , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ingegneria dell’Informazione pelo Politecnico di Milano. Professora associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do Curso de matemática do PARFOR. 

Josenildo de Souza Chaves , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Professor associado da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de estatística e probabilidade, com ênfase em inferência bayesiana aplicada e modelos de regressão. 

Antonio José da Silva , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio grande do Sul, (2017). Professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). 

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Publicado
2022-08-29