A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO PRÁXIS DE INVESTIGAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Resumo
O estudo objetivou analisar o estágio supervisionado como práxis de pesquisa na formação de professores/as de Educação Física, a partir da realidade do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará. A investigação assumiu a abordagem crítico dialética e foi fundamentada em autores/as que discutem o papel da pesquisa e do estágio supervisionado na formação de professores/as. Além disso, apresentou 13 textos produzidos por discentes do curso de Educação Física da UFPA, no ano de 2019, no estágio em espaços não escolares, a fim de evidenciar o estágio enquanto tempo-espaço de pesquisa. O estudo apontou a importância da pesquisa como parte do processo crítico, investigativo e reflexivo na formação dos/as professores/as de Educação Física e também a vivência no estágio possibilita problematizar questões relevantes e necessárias para o mundo do trabalho, que reforçam que a centralidade da atuação do/da professor/a de Educação Física é a docência.
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