AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O USO DE PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA POR OBSERVADORES SOCIAIS

Palavras-chave: Transparência, Tecnologia da Informação (TI), Modelo de Adoção da Tecnologia (TAM), Observatório Social

Resumo

Com o advento da Lei de Transparência, o cidadão passou a ter acesso facilitado a dados abertos do governo. O Observatório Social do Brasil, maior instituição de voluntariado brasileira, avalia os portais de transparência. A metodologia de pesquisa PROKNOW-C selecionou artigos para fundamentar um modelo teórico de avaliação para portais de transparência, que possa ser aplicado e validado, permitindo discutir os resultados desse contexto. Para a análise dos dados, foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais, confirmando a influência direta da Distância do Poder, Qualidade do Sistema, Qualidade da Informação e Valor Público Percebido. Após análises, das 21 hipóteses, somente um terço foi validado. Dos construtos pertencentes à Cultura Nacional, somente Distância do Poder se tornou parcialmente relevante, enquanto os demais não ofereceram suporte ao modelo. O observador social, usando tecnologia da informação, percebe o valor dos dados disponibilizados, para realizar a sua atividade de fiscal e de cidadão.

Biografia do Autor

Alcenir Vergilio Negri, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT / Araguaia

Mestrando no programa PPGEPS - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - UTFPPR, Campus Pato Branco-PR. 

Gilson Ditzel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Pato Branco

É doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009) e mestre em Ciências de Administração e Estudos de Políticas Públicas pela Universidade de Tsukuba (2001), Japão. Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica - Ênfase em Eletrônica/Telecomunicações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1993). É professor dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Engenharia de Produção e Sistemas. Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua desde 1994. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Gestão da TI, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação nas cidades, avaliação do desempenho de processos/serviços.

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutor (2013) e Mestre (2010) em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP). Bacharel em Administração de Negócios pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Professor MS3.2 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi Coordenador de Extensão da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp de 2017 a 2021. Participou de cursos de extensão universitária em Empreendedorismo pela Renmin University of China (2013), Inovação Social pela University of Cape Town - África do Sul (2015) e Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM) pelo Northern Institute of Technology Management - Alemanha (2017). Assessor científico e parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Acumula experiência como empreendedor nas áreas de tecnologia e alimentação e como consultor em grandes empresas nacionais e internacionais nas áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento organizacional. Pesquisas premiadas por instituições como a Emerald Publishing (Emerald/ANPAD 2018 e Emerald Literati Awards 2019), ANPAD (EnANPAD 2014 e 2018), FEA-USP (SemeAD 2019 e 2020) e ANEGEPE (EGEPE 2020). Líder do tema Ciências de dados e Inteligência analítica na área de Tecnologia da Informação do congresso SemeAd desde 2018. Foi líder do tema Contribuições e Avanços Teóricos e Empíricos em Empreendedorismo na divisão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) do congresso EnANPAD em 2019. Interesses e atuação em grupos de pesquisa têm como foco: Ecossistema Empreendedor, Ecossistema Universitário, Gênero e Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Tecnologia da Informação e Inteligência analítica.

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Publicado
2021-09-28