FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Palavras-chave: Aprendizagem Dialógica. Formação de Professores/as. Distanciamento Social.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir do curso de formação em Aprendizagem Dialógica realizada durante o período de distanciamento social e de maneira remota, que buscou promover a formação de diversos agentes educacionais. A pesquisa foi concretizada por meio de formulário eletrônico preenchido pelos/as cursistas após o término da atividade para que pudéssemos compreender como e se a Formação Pedagógica Dialógica impactou na vida das pessoas durante a pandemia da COVID-19. Como resultados destacamos a centralidade na dimensão instrumental do conhecimento abordado ao longo do curso, a possibilidade do diálogo virtual e a organização dos estudos como elementos transformadores para o enfrentamento ao distanciamento social. Esperamos com este artigo contribuir com o campo da formação de professores/as por meio da Aprendizagem Dialógica como instrumento potente para uma educação libertadora a partir de evidências científicas em relação às teorias e pesquisas educacionais mais relevantes no cenário atual.

Biografia do Autor

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação, Professor Adjunto no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Fabiana Marini Braga, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Professora Associada no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Professora Titular no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Referências

AIELLO, Emilia; et al. Effective strategies that enhance the social impact of social sciences and humanities research. Evidence & Policy, Bristol University Press, v. 18, no. 01, 2020. Disponível em . Acesso em: 04 jan. 2021.

ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educ. Soc., Campinas, v. 41, 2020. Disponível em . Acesso em: 10 jan. 2021.

APPLE, M. W., BEANE, J. A. Escuelas democráticas. Madri: Morata, 1997.

AUBERT, A et al. Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação. São Carlos: EdUFSCar. 2016.

INCLUD-ED Consortium (2006-2011). Actuaciones de éxito en las escuelas europeas. Madrid: Ministerio de Educación IFIIE.

CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research (4th ed.). Boston: Pearson, 2012.

FANA, M.; TOLAN, S.; TORREJÓN, S.; URZI BRANCATI, C.; FERNÁNDEZ-MACÍAS, E. The COVID Confinement Measures and EU Labour Markets. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2021.

FREIRE, P. Cartas à Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FLECHA, R. Compartiendo palabras. Barcelona: Paidós (1. Ed.), 1997.

FLECHA, R. Using Mixed Methods From a Communicative Orientation: Researching With Grassroots Roma. Journal of Mixed Methods Research, v. 8, n. 3, p. 245–254, 2014. Disponível em . Acesso em: 20 dez. 2020.

FLECHA, R.; SOLER, M. Communicative Methodology: Successful Actions and Dialogic Politics. Current Sociology, v. 62, n. 2, p. 232-242, 2014. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2020.

FLECHA, R.; SOLER, M. Turning difficulties into possibilities: engaging Roma families and students in school through dialogic learning. Cambridge Journal of Education, v. 43, n. 4, p. 451-465, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2020.

GAYNOR, T. S.; WILSON, M. E. Social Vulnerability and Equity: The Disproportionate Impact of COVID-19. Public Adm. Rev., 80, 832–838, 2020. Disponível em . Acesso em: 20 dez. 2020.

GARCÍA-CARRIÓN, R.; et al. Implications for Social Impact of Dialogic Teaching and Learning. Frontiers in Psychology, 2020. Disponível em . Acesso em: 3 jan. 2021.

GÓMEZ, A., PUIGVERT, L., FLECHA, R. Critical communicative methodology: Informing real social transformation through research. Qualitative Inquiry, 17(3), 235–245, 2010.Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2020.

GÓMEZ, J.; et al. Metodologia Comunicativa Crítica. Barcelona: El Roure (1. Ed.), 2006.

HABERMAS, J. The theory of communicative action. V. 2. Lifeworld and system: A critique of functionalist reason. Boston, MA: Beacon Press, 1987.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27, 2020. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2020.

KIM, S.J.; BOSTWICK, W. Social Vulnerability and Racial Inequality in COVID-19 Deaths in Chicago. Health Educ. Behav., 47, 509–513, 2020. Disponível em . Acesso em: 12 dez. 2020.

LADSON-BILLINGS, G. But that’s just good teaching! The case for culturally relevant pedagogy. Theory into Practice, 34(3), 159-165, 1995. Disponível em . Acesso em: 15 nov. 2020.

MELLO, R. R., BRAGA, F. M., GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: Outra Escola é Possível. 2ª. Edição. São Carlos: EDUFSCar, 2020.

RACIONERO, S., et al. Aprendiendo contigo. Barcelona: Hipatia, 2012.

REIMERS, F. M., SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. OECD, 14, 1–40, 2020. Disponível em . Acesso em: 23 nov. 2020.

REDONDO-SAMA, G.; et al. Social Work during the COVID-19 Crisis: Responding to Urgent Social Needs. Sustainability, n. 12, v. 20, 2020. Disponível em .Acesso em: 15 dez. 2020.

SAKAMOTO, M.; BEGUM, S.; AHMED, T. Vulnerabilities to COVID-19 in Bangladesh and a Reconsideration of Sustainable Development Goals. Sustainability, n. 12, v. 13, 2020. Disponível em . Acesso em: 20 dez. 2020.

SHONKOFF, J. P. Stress, Resilience, and the Role of Science: Responding to the Coronavirus Pandemic. Center on the Developing Child at Harvard University, 2020. Disponível em . Acesso em: 3 jan. 2021.

UNESCO. Distance learning strategies in response to COVID-19 school closures. UNESCO COVID-19 Education Response. Education Sector issue notes. Paris: UNESCO, 2020a. Disponível em . Acesso em: 22 nov. 2020.

UNESCO. Adverse consequences of school closures. COVID-19 Educational Disruption and Response. Education Sector issue notes. Paris: UNESCO, 2020b. Disponível em . Acesso em: 04 jan. 2021.

VALLS-CAROL, R., TOLEDO, A. Y GÓMEZ-CUEVAS, S. Los beneficios de participar en espacios virtuales de aprendizaje para adultos que superan el aislamiento durante COVID-19. Malta Review of Educational Research, n. 14, v. 2, 301-326, 2020. Disponível em
Publicado
2021-07-22