REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO REDUTO E RESISTÊNCIA DAS INFÂNCIAS

Palavras-chave: Infâncias. Educação Infantil. Concepções de Criança. Práticas Pedagógicas. Direitos.

Resumo

O artigo objetivou refletir acerca da relação entre concepções de crianças e infâncias, escola de Educação Infantil e a criança como ser de direitos, por meio da abordagem sobre a constituição histórica e teórica de tal concepção, com base na historiografia voltada para a história da infância e da educação, até o estabelecimento da noção do direito à infância e à escola, presentes nas prescrições legais e nos documentos que fornecem as diretrizes educacionais para a etapa da Educação Infantil, que defendem o reconhecimento da criança como um ser sócio-histórico e de direitos. Conclui-se que apesar dos avanços legislativos, superar a noção de criança e a Educação Infantil como compensatória, higienista, preparatória e/ou assistencialista, acarreta na necessidade de uma ampla consciência e investimento socieconômico e político sobre o real significado das infâncias, além do investimento em políticas de formação em consonância com os aportes científicos e teórico-metodológicos do campo.

Biografia do Autor

Kelly Ludkiewicz Alves, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 

Silvanne Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 

Referências

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Publicado
2021-04-14