ARTE NA ESCOLA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES SOBRE/EM/PARA A DANÇA

Palavras-chave: Educação estética. Base Nacional Comum Curricular BNCC. Ensino da dança. Concepções em dança.

Resumo

O artigo relata uma intervenção poética em dança realizada entre os meses de setembro e novembro de 2019, em uma escola pública Estadual do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. O objetivo da experiência foi ampliar o conhecimento e as concepções em dança apresentados pelos/pelas estudantes. A turma que fez parte da experiência tinha entre 14 e 16 anos e estava no 9º ano do Ensino Fundamental. Os encontros mostraram que a dança na escola pode proporcionar uma aprendizagem em/com/na Dança e nos convida a pensar em diferentes modos de fazer Educação, considerando o corpo como um local de produção de conhecimento e pensamento. Ao ampliar as concepções de Dança também se ampliou as concepções de Educação. Indicamos a necessidade de ter uma carga horária maior para o componente curricular Arte na Educação Básica, visando contemplar o tempo necessário para a realização de práticas e reflexões em educação estética.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação (UNISC), Mestre e licenciado em Educação Física (ESEF-UFPel), especialista em Dança e Consciência Corporal (UGF) e em Artes Híbridas (UFTPR), professor efetivo na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação (UFRGS). Especialista em Fisiologia do Exercício (UVA). Graduada em Educação Física-Licenciatura (ESEF-IPA). Professora do curso de Graduação em Dança: Licenciatura e da Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Participa do Grupo de Pesquisa CORPOÉTICA - Poéticas do Corpo da UERGS/CNPQ.

Referências

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Publicado
2021-04-29