A INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Didática. Ensino.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa que analisou os aspectos da organização do ensino no que se refere à integração das práticas socioculturais dos estudantes às práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula, de modo a apreender formas pelas quais os professores estabelecem ligações entre os conteúdos e as condições sociais, culturais e materiais dos alunos. O objetivo é investigar a organização das atividades de ensino e os modos de promover interfaces entre as práticas socioculturais dos alunos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula. Para respondermos aos objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, em que utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com a professora da disciplina de ciências. Quanto aos resultados obtidos, compreende-se que a professora, na organização do ensino, raramente fez a integração entre as práticas pedagógicas e as práticas socioculturais dos alunos com vistas a promover a formação e desenvolvimento dos conceitos científicos. Desse modo, as experiências vivenciadas pelos alunos em suas condições sociais e materiais não são incorporadas nas práticas de mediação pedagógica voltadas para ações potencializadoras da aprendizagem visando o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO

Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. 

Ivanildes da Glória Nunes da Cruz, PUC/GO

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO(2019). Professora aposentada da rede estadual de ensino do estado de Goiás de 1995 a 2020, onde atuou como professora da Educação Básica, Ensino Médio, gestora escolar, coordenadora pedagógica, assessora de gestão pedagógica, Subsecretaria da Coordenação Regional de Ensino da cidade de Posse/GO, Gestora da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Professora da Educação Superior na Universidade Estadual de Goiás – UEG.  

Referências

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Publicado
2021-07-22