POEMAS E JOVENS LEITORES: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA

Palavras-chave: Letramento literário. Poemas. Leitura cumulativa. Estratégias de leitura.

Resumo

Neste texto há uma proposta de prática de leitura de poemas para o letramento literário de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é compartilhar com professores da educação básica e com estudantes de licenciatura algumas possibilidades de ensino da leitura para desenvolver a competência literária dos alunos, valorizando a multiplicidade de sentidos presente no texto poético – que nem sempre está na sala de aula. Por meio da prática de leitura cumulativa associada ao modo de ler das estratégias de leitura, é apresentada uma sugestão de leitura que valoriza: o ato de ler poemas; a resposta do aluno à leitura dos textos poéticos; a interpretação colaborativa dos textos. Espera-se que tal atividade contribua com as práticas de leitura na escola e favoreça o letramento literário dos jovens.

Biografia do Autor

Gislene Aparecida da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus de Presidente Epitácio

Doutora em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus de Presidente Epitácio. 

Kátia Rodrigues Mello Miranda, UNESP

Doutora em Letras, Universidade Estadual Paulista – UNESP/Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Referências

ABREU, Casimiro de. Meus oito anos. In: AYALA, Walmir (Org.). Poesia brasileira: períodos colonial e romântico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1985. p. 87-88.

ANDRADE, Carlos Drummond de. José. In: ______. Nova reunião: 23 livros de poesia. v. 1. 7. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013. p. 129-131.

______. No meio do caminho. In:____. Nova reunião: 23 livros de poesia. v. 1. 7. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013. p. 22.

AZEVEDO, Ricardo. Apagaram as saudades que eu tinha da aurora da minha vida. In: ______. Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos. São Paulo: Melhoramentos, 2015. p. 61.

BANDEIRA, Manuel. Vou-me embora pra Pasárgada. In: ______. Bandeira a vida inteira. Rio de Janeiro: Alumbramento, 1986. p. 90.

BARROS, Manoel de. O menino que carregava água na peneira. In: ______. Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999, (não paginado).

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

CHAMBERS, Aidan. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Trad. (do inglês) Ana Tamarit Amieva. México: FCE, 2007.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

______. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

______. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. In: AYALA, Walmir (Org.). Poesia brasileira: períodos colonial e romântico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1985. p. 62.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata Junqueira et al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.

HARVEY, Stephanie; GOUDVIS, Anne. Strategies that work: teaching comprehension to enhance understanding. Portland: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2008.

LOPES, José de Sousa Miguel. A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo. Educação e Pesquisa: revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 46, fev. 2020. Disponibilidade em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/169875/160754. Acesso em: 10 ago. 2020.

MACHADO, Maria Zélia Versiani. Depois da poesia infantil, a juvenil? In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 263-278.

MELO NETO, João Cabral de. Tecendo a manhã. In: ______; ZILBERMAN, Regina (Org.). Poemas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. p. 149-150.

MORAES, Vinicius; TOQUINHO et al. Aquarela. Ariola, 1983. Disponibilidade em: https://www.letras.mus.br/toquinho-vinicius/1227391/. Acesso em: 7 ago. 2020.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.

RÊGO, Zíla Letícia Goulart Pereira. A leitura poética e a construção da subjetividade. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 279-306.

SANTOS, Ana Maria Martins da Costa; SOUZA, Renata Junqueira de. Andersen e as estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
Publicado
2021-01-21