TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19
Resumo
São inegáveis os impactos do isolamento social pelo Covid-19 e sua repercussão na produção e no consumo de serviços ligados às tecnologias digitais. Considerando o contexto atípico, o foco deste estudo é compreender como 45 professores das escolas brasileiras de educação básica se apropriam das tecnologias digitais em tempos de pandemia mundial e identificar essa influência em sua prática pedagógica. Justificamos este estudo com base na importância do papel do professor diante da utilização das tecnologias na educação, principalmente neste momento de pandemia, A propósito, os dados foram coletados no curso de formação continuada sobre tecnologias digitais ofertado aos professores da rede pública do Brasil, entre abril e maio de 2020, e demonstraram que as fragilidades se relacionam ao acúmulo de funções, ao despreparo, à insegurança e às limitações nas condições de acesso. Como potencialidades, são indicadas a aproximação entre as pessoas, a oportunidade de mudanças que envolve estudar, participar de cursos, preparar aulas diferenciadas, entre outros. Quanto aos sentimentos provocados por essa insólita realidade, destaca-se o medo e a incerteza, relacionados à vulnerabilidade da saúde e da vida, bem como ao uso das Tecnologias Digitais.
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