PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Palavras-chave: Escola. Estudantes. Ambiente Escolar. Formação Docente.

Resumo

O presente artigo produz reflexões sobre o currículo educacional e sua articulação as identidades e diferenças. Busca compreender a constituição do currículo e a sua construção no ambiente escolar através das práticas pedagógicas, uma vez que a educação é um processo de mudança social e por isso toda prática pedagógica circula em torno do currículo. Em termos metodológicos, as reflexões aqui apresentadas amparam-se tanto na revisão de literatura, como também, do exercício da escuta de professores através de entrevistas semiestruturadas amparadas pelo método qualitativo. Os resultados apontam para a necessidade de se desprender das características habituais que o professor tem sobre o currículo escolar e a olhá-lo por um prisma que busque sempre o reconhecimento das identidades/diferenças.

Biografia do Autor

Genivaldo Frois Scaramuzza , Universidade Federal de Rondônia

Pedagogo pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande – MS. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional. 

Gleidson Paulo Rodrigues Alves, Universidade Federal de Rondônia

Pedagogo pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (UNIR). 

Noé Cardoso da Silva, UNIR

Pedagogo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (UNIR). 

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Publicado
2021-07-16