POR UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Discute uma perspectiva para a mediação pedagógica da Educação Física com a Educação Infantil, considerando as especificidades das crianças e das instituições dedicadas à sua educação. As reflexões estão ancoradas em experiências pedagógicas acumuladas pela rede pública de Educação Infantil de Vitória/ES, em pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFES e nos cursos de formação continuada com os professores de Educação Física que atuam na referida rede. Buscando romper com a lógica disciplinar, evidencia-se a necessidade de inserção da Educação Física na Educação Infantil de maneira articulada com outras áreas do conhecimento, linguagens e sujeitos presentes nesse contexto, considerando as agências das crianças e a sua coparticipação nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas instituições infantis.
Referências
ANDRADE FILHO, N. F. de. Experiências de movimento corporal de crianças no cotidiano da educação infantil. 2011. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
ASSIS, L. C. de. Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
AYOUB, E. Reflexões sobre Educação Física na Educação Infantil. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl. 4, p.53-60, 2001. Disponibilidade em: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139594/134898. Acesso em: 28 mar. 2020.
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARBOSA, R. F. M. Hibridismo brincante: um estudo sobre as brincadeiras lúdico agressivas na educação infantil. 2018. 325 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
BARBOSA, R. F. M.; MARTINS, R. L. D. R.; DA SILVA MELLO, A. Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil. Movimento, (Porto Alegre. Online), v. 23, p. 159-170, 2017. Disponibilidade em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115350608012.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
BORBA, Â. M.; LOPES, J. J. M. Alan Prout: novas formas de compreender a infância. In: Revista Educação (Edição Especial Educação) – Cultura e Sociologia da Infância! A Criança em Foco, Editora Seguimento, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, p.80-101. 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponibilidade em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 mai. 2017.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB. 3 vol. 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BUSS-SIMÃO, M.; FIAMONCINI, L. Educação física na educação infantil: refletindo sobre a possibilidade de trabalho com projetos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 297-314, jan./mar. 2013.
CERTEAU, M. Teoria e método no estudo das práticas cotidianas. In: Cotidiano, cultura popular e planejamento urbano (Anais do Encontro). Org. SZMRECSANYI, Maria I. São Paulo: 1985 – FAV/USP – p. 3-19.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.
CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.
CORSARO, W. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MULLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, p. 31-50. 2009.
CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DADOUN, R. A violência. Ensaio acerca do homo violens. Trad. P. Ferreira, C. Carvalho. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Documentação Pedagógica uma prática para a reflexão e para democracia. In: DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
DI FELICE, M. As redes e as dimensões tecnocolaborativas do social. In: CARRASCOZA, J. A.; ROCHA, R. M. (Org.). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró Editorial, 2011, p. 100-127.
FANTIN, M. Um olhar sobre os consumos culturais e os usos das mídias na prática docente. In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED SUL, 2010, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010.
FARIAS, U. S. et al. Análise da produção do conhecimento sobre a educação física na educação infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, jan./dez., 2019.
FERREIRA, M. C. R. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2000.
FINCO, D.; OLIVEIRA, F. de. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, A. L. G. de; FINCO, D. (Org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. 2. Ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.
KLIPPEL, M. V. O jogo na educação física da educação infantil: usos e apropriações em um CMEI de Vitória/ES. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
LOPES, J. J. M.; FERNANDES, M. L. B. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação, v. 41, n. 2, p. 202-211, maio-ago. 2018.
MARTINS, R. L. D. R. O lugar da Educação Física na Educação Infantil. 2018. 211 f. Tese (Doutorado). Centro de Educação Física e Desportos. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2018.
MARTINS, R. L. D. R. O Pibid e a formação docente em educação física para a educação infantil. 2015. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
MARTINS, R. L. D. R.; TOSTES, L. F.; MELLO, A. S. Educação Infantil e Formação Docente: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de Educação Física. Movimento, v. 24, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2018.
MARTINS, R. L. R.; SCOTTA, B. A.; MELLO, A. S. Pibid, educação infantil e educação física: práticas pedagógicas centradas nas crianças. Nuances, v. 27, p. 46-66, 2016.
MARTINS, R. L. R.; VENTORIM, S.; LOCATELLI, A. B.; FERREIRA NETO, A.; MELLO, A. S. Experiências formativas da educação física com a educação infantil desenvolvidas no Pibid. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, p. 85-99, 2016.
MELLO, A. S.; RODRIGUES, K. S.; SANTOS, W.; COSTA, F. R.; VOTRE, S. J. Representações sociais sobre a educação física na educação infantil. Revista da Educação Física (UEM. Online), v. 23, p. 01, 2012. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12684/10465. Acesso em: 28 mar. 2020.
MELLO, A. S.; SANTOS, W.; KLIPPEL, M. V.; ROSA, A. D. P.; VOTRE, S. J. Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online), v. 36, p. 467- 484, 2014. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v36n2/0101-3289-rbce-36-02-00467.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
MELLO, A. S.; SANTOS, W.; RODRIGUES, L. A.; SANTOS, R. S. O protagonismo de pessoas com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da capoeira. Pensar a Prática (Online), v. 17, p. 214-227, 2014.
MELLO, A. S.; ZANDOMINEGUE, B. A. C.; BARBOSA, R. F. M.; Martins, R. L. D. M.; SANTOS, W. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 130-149, set. 2016.
MELLO, A.; SANTOS, W. Educação física na educação infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2012.
MONTANDON, C. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cad. Pesqui. [online], n.112, pp.33-60, 2001. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n112/16100.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
OLIVEIRA, F.; ABRAMOWICZ, A. Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 209-226, ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000200010. Acesso em: 28/03/2020.
PIRES, P. A. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In: NASSER, A. C. A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2008.
PROUT, A. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 729-750, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf. Acesso em: 28/03/2020.
QUINTEIRO, J. Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. esp., p. 137-162, jul./dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10282. Acesso em: 28/03/2020.
QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai./ago., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a14v36n2.pdf. Acesso em: 28/03/2020.
REDIN, M, M. Crianças e suas culturas singulares. In MÜLLER, F.; CARAVALHO, A. M. A. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
ROCHA, M. C. Forma escolar, educação física e educação infantil: (im)pertinência, 2011. 132 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, 2011.
ROCHA, M. C. Por uma educação física da educação infantil: um relato de experiência acerca da construção de um trabalho integrado no CMEI. Cadernos de Formação RBCE. Vol. 6, n. 1, 2015. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2083. Acesso em: 28/03/2020.
SARMENTO, M. J. A Sociologia da Infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, R. T.; GARANHANI, M. C. (Orgs.) Sociologia da Infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, p. 13-46. 2013.
SAYÃO, D. T. Educação Física na Educação Infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Florianópolis, v. 11, n. 13, p. 221-238, 1999. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408. Acesso em: 28/03/2020.
SIROTA, R. Emergência de uma nova sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 7-31, mar. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-15742001000100001&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28/03/2020.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOARES, N. F.; SARMENTO, M. J.; TOMÁS, N. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13: 49-64, 2005. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1678/1593. Acesso em: 28/03/2020.
TOMÁS, C. Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infância. Revista Humanidades e Inovação, v. 4, n. 1, 2017. Disponibilidade em: http://orcid.org/0000-0002-9220-964X. Acesso em: 28 mar. 2020.
VIANNA, C.; FINCO, D. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cad. Pagu, Campinas, n. 33, p. 265-283, Dec. 2009.
VITÓRIA, Secretaria Municipal de Educação de. Educação Infantil: um outro olhar. Gerência de Educação Infantil, Vitória – ES: Multiplicidade, 2006.
ZANDOMÍNEGUE, B. A. C. As produções culturais das crianças como eixo de articulação curricular da educação física com a educação infantil. 342 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória/ES, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).