UMA PROPOSTA “DESINTERESSADA” DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTRAFOGO À DIVISÃO DO TRABALHO INTELECTUAL
Resumo
Todas as formas de expressão corporal guardam consigo preciosas chaves de leitura da realidade: O modo dos sujeitos movimentarem-se revela um projeto societal, ou seja, um modo coletivo de sentir, pensar e agir no mundo, a cultura corporal. As manifestações esportivas tais como praticadas nas disciplinas de Educação Física na Educação Básica brasileira, portanto, carregam em sua própria natureza a potencialidade de servirem como pontos mobilizadores de uma reflexão totalizante, interdisciplinar, sobre o seu objeto de estudo, se tornando disciplinas privilegiadas para a formação de um sujeito autônomo capaz de pensar crítica e historicamente sua realidade. Não obstante, hodiernamente, essa disciplina tem padecido da simplificação mais grosseira que a coloca a serviço justamente do contrário, a saber, de um ethos irrefletido e passivo, perfeitamente aderente ao status quo neoliberal. Este trabalho pretende lançar as bases teóricas de uma prática docente esclarecida e engajada que vá de encontro a tal paradigma.
Referências
ABIB, Pedro Rodolpho. Cultura popular, educação e lazer: uma abordagem sobre a capoeira e o samba. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 58-66, jan./jun., 2006.
ARISTÓTELES. Metafísica, Livros I, II e III. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2002.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, jan./abr. 2012.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DIAS JUNIOR, Elson. Metodologia do ensino das lutas: uma proposição crítico-superadora. In: CONGRESSO NORDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5., 2014, Guanambi. Anais do Grupo Temático 5 – Escola. Guanambi: UNEB, 2014.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Material Escolar, 1978. p. 33-91.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, jan./jul. 2008.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais; O princípio educativo; Jornalismo. v. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Temas de cultura; Ação Católica; Americanismo e fordismo. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001b.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Maquiavel; Notas sobre o Estado e a política. v. 3. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
HANKE, Lewis. Aristóteles e os índios americanos: um estudo do preconceito de raça no mundo moderno. Revista de História, São Paulo, n. 37, 1957.
HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antônio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
HORTA, José Silvério Baia. A educação na Itália fascista (1922-1945). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 19, p. 47-89, jan./abr. 2009.
IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 7-27, 1989.
KOPPE, Vinício Renner. Okung fu tradicional e o wushu moderno. Trabalho de conclusão de graduação (Licenciatura em Educação Física). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004. p. 23-51; 89-109.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; MURAD, Mauricio; CAPINUSSÚ, José Maurício. O kung-fu wushu e os jogos olímpicos: história e possibilidades de inserção. Revista Corpus et Scientia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 115-125, jan. 2013.
MOTTA, Fernando Claudio Prestes. O que é burocracia. Brasília: Brasiliense, 1981.
MUELLER, Rafael Rodrigo; BIANCHETTI, Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo. Interdisciplinaridade, pesquisa e formação de trabalhadores as interações entre o mundo do trabalho e o da educação. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 27, p. 175-191, 2008.
PLATÃO. A república. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
SEVERINO, Antônio Joaquim. O uno e o múltiplo: o sentido antropológico do interdisciplinar. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 159-176.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).