EDUCAÇÃO PERMANENTE E SERVIÇO SOCIAL: REVISÃO DE LITERATURA COM APOIO DO SOFTWARE WEBQDA
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre o tema “Educação Permanente e Serviço Social” com apoio do software webQDA. A relevância do tema decorre da necessidade da institucionalização da Política de Educação Permanente, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório, descritivo e interpretativo com trajeto metodológico inspirado nas etapas da Revisão Integrativa da Literatura. O recurso de análise de dados adotado foi o software webQDA. A escassez de artigos científicos nacionais sobre Serviço Social e Educação Permanente evidencia a necessidade de ampliação da pesquisa sobre Educação Permanente neste campo. Se a educação permanente tem ocorrido sistematicamente na prática cotidiana dos serviços socioassistenciais, ela não tem sido suficientemente divulgada e difundida no ambiente científico. Sobre o uso do webQDA conclui-se que o software facilitou a organização, análise, interpretação e apresentação dos dados e resultados da revisão proposta.
Referências
ARRUDA, M. P.; ARAUJO, A. P.; LOCKS, G. A.; PAGLIOSA, F. L. Educação Permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v.32 n.4. p.518 – 524 ; 2008. Acesso em: 11 out. 2019.
BARDIN, L. Ánálise de conteúdo. SP: Edições 70, 2016.
BRASIL, Política Nacional de Educação Permanente do SUAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – 1ª ed. – Brasília: MDS, 2013, 57p.
BORDENAVE, J. E. D. Revista Interamericana de Educação de Adultos, vol. 3, no 1-2 – PRDE – OEA. Por Maria Thereza Grandi, OPS. Brasília, 1983.
BOURGUIGNON, J. A. A particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social. Revista Katálysis: Florianópolis, V. 10, p. 46-54, 2007.
CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis - Rev. Saúde Coletiva, v.14, n.1, p.41-65, 2004.
CECIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário, Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS, Brasília: 2012.
COSTA, A. P. & AMADO, J. Análise de conteúdo suportada por software. Aveiro: Ludomedia: 2018.
COSTA, A. P., MOREIRA, A., & SOUZA, F. N. de. (2019). webQDA – Qualitative Data Analysis. Portugal: Aveiro University and MicroIO. Retrieved from www.webqda.net (versão 3.1).
DEWEY, John. Como Pensamos como se Relaciona o Pensamento Reflexivo com o Processo Educativo: uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades Pedagógicas, v. 2, 292 p.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades Pedagógicas, vol. 21.
FERNANDES, R. M. C. Educação Permanente: um desafio para o Serviço Social. Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 207-218, jan./jun. 2007.
FERREIRA, S. S. Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social: gestão democrática para uma ética pública. 2015. Tese (Doutorado) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
_________. NOB-RH/SUAS: anotada e comentada. Brasília (DF). Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011, 144p. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/NOB-RH_SUAS_Anotada_Comentada.pdf Acesso em 27 abr. 2019.
FERREIRA, S.; TORRES, A. Participação como foco de aprendizagem na educação permanente no Sistema Único de Assistência Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 20, n.1, p. 215‐232, 2017.
FERREIRA, S. A. S.; PEREIRA V. B. Capacita SUAS no Pará: uma abordagem a partir da diversidade territorial. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 18, n. 2, p. 210‐228, 2016.
FURTADO LAC, SOUZA AMAF, CHIORO AA, organizadores. O Olhar municipal - Desafios da implantação do Pacto pela Saúde e da regionalização solidária e cooperativa em São Paulo. São Paulo: Cosems-SP; 2008. Cadernos da Regionalização COSEMS/SP.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
______. Pedagogia e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
_______. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
_______. Educação e mudança. Petrópolis: Vozes, 1984.
_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
_______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
________. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 144 p.
GOUVÊA, M. das G. de. Estágio, Supervisão e Trabalho Social. Revista Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 62-73, 2008.
MARCONDES, N. A. V. A educação permanente no Sistema Único da Assistência Social: a percepção dos assistentes sociais. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano) - Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.
MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA E.M.A.; CHAMON, E.M.Q. de O. Educação Permanente: propostas e desafios para os Assistentes Sociais. Serviço Social & Saúde, Campinas – SP, v. 13, n. 2, p. 299-322, 2014.
_______. O estado da arte na ambiência da internet: como está a produção sobre Educação Permanente do Assistente Social? Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 21, n. 37, 2015.
________. Busca autônoma por educação permanente e consolidação da identidade profissional critica. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 17, n.2, p.187-208, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
___________. Fundamentos, percalços e expansão das abordagens qualitativas. In: SOUZA, Dayse Neri; COSTA, António Pedro; SOUZA, Francislê Neri (orgs.). Investigação qualitativa: Inovação, dilemas e desafios. Edição: Ludomedia, v.1, Aveiro, 2016.
MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan.-abr. 2015.
NETO, JP. O projecto Ético-Político Profissional do serviço social brasileiro, pp. 229-242 Lusíada. Intervenção Social, Lisboa, n.º 42/45 (2º semestre de 2013 a 1º semestre de 2015) disponível em http://repositorio.ulusiada.pt/bitstream/11067/1734/1/IS_42-45_13.pdf.
NUNES, F. C.; FARINHA, M. G.; VALENTIN, F.; BARBOSA, M. A.; RUA, M. dos S. Dinâmica de grupo e pesquisa-ação em saúde: possibilidades de aplicação. Millenium, 2 (11), p. 65-71, 2020.
RAMOS M. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ; 2010.
ROMANOWSKY, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, septiembre-diciembre, 2006.
SOARES, CB.; HOGA, L.; MATEUS, MCC. Revisão sistemática de estudos qualitativos e sínteses de evidência. In D. Barbosa, M. Taminato, D.Fram& A. Belasco(Orgs). Enfermagem baseada em evidências (1ª edição, pp 79-92) São Paulo;Atheneu, 2014.
SOUZA, L.M.M.; MARQUES-VIEIRA, C.M.A; SEVERINO, S.S.P. & ANTUNES, A.V. (2017). Metodologia de Revisão Integrativa da Literatura em Enfermagem. Revista Investigação Enfermagem, Ser. II(21), 17-26.
SURVEYGIZMO. Using Word Clouds To Present Your Qualitative Data. Sandy McKee. Acessível em https://www.surveygizmo.com/survey-blog/what-you-need-to-know-when-usingword-clouds-to-present-your-qualitative-data. Acessado em 10 de novembro de 2019.
TONG, A.; FLEMMING, K.; MCINNES, E.; OLIVER, S.; CRAIG, J. Enhancing transparency in reporting the synthesis of qualitative research: ENTREQ. BMC Medical Research Methodology, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).