MY DIARY: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS EM LÍNGUA INGLESA

Palavras-chave: Dialogismo. Língua Inglesa. Produção Textual. Verbo-Visualidade.

Resumo

O presente artigo busca compreender práticas sociais de leitura e escrita em língua inglesa, desenvolvidas a partir da obra literária Kipper’s Diary, considerando a análise da impressão de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola de currículo bilíngue situada no município de Santa Catarina. Tal abordagem qualitativa assenta-se nos estudos dos letramentos e teve como instrumentos de geração de dados a produção textual e os desenhos produzidos pelos estudantes. Conclui-se que a análise da produção de enunciados verbo-visuais, sob o aporte da análise dialógica do discurso, permite perceber que a complexidade do exercício da linguagem, pensada como espaço de interação, sobretudo em instâncias educacionais, não pode ser reduzida a uma relação de descrição e reprodução de atividades em sala de aula.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

 

Caique Fernando da Silva Fistarol , Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED), Blumenau/Santa Catarina. Coordenador de Línguas Estrangeiras – Línguas Alemã e Inglesa e do Ensino Bilíngue Municipal. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Referências

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Publicado
2021-07-12