EDUCAÇÃO ENTRE UTOPIA E REALIDADE: RELAÇÕES DE PODER NORMATIVO E INSTITUCIONAL NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID 2018
Resumo
O trabalho tem por objetivo apresentar reflexões normativas e teóricas sobre as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Teve-se por base os recursos materiais e a estrutura espacial escolar sobre os processos de ensino e aprendizagem. Fez-se uso de um recorte normativo sobre a educação; da influência do espaço sob a perspectiva de Michel Foucault (1979, [1987]); e da exposição de contrapontos à disparidade constatada. A metodologia baseou-se em análise documental e revisão bibliográfica conjugadas a relatos de experiência, com propósito exploratório e abordagem qualitativa. As experiências permitiram constatar a disparidade entre o que preconiza a lei e a realidade das escolas públicas, coadunando-se com a perspectiva histórica da gênese claudicante proposta por Carlos Rátis Martins (2008). Constatou-se o espaço escolar e a interação entre seus agentes como formas de controle, sem prejuízo da percepção de práticas humanitárias e democráticas nas vivências do PIBID que oportunizaram enxergar a educação como agente de transformação social.
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