CURRICULO OCULTO E SUA ATUAÇÃO NO AMBITO ESCOLAR

Palavras-chave: Currículo. Currículo Oculto. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Com base nos currículos de ensino que perpassam desde o tradicional até a atualidade, trouxemos à tona o lado oculto dele. Visamos mostrar os fatores pelos quais o currículo oculto existe nos diversos âmbitos institucionais. Além disso, apresentaremos o quão importante eles são. Desse modo, buscamos a compreensão de que é preciso desvincular-se do currículo tradicional e avançar para as novas nuances do ensino e aprendizagem sem que eles sejam silenciados. Apontamos as tecnologias como avanço que facilitam e ajudam a desvendar os mistérios do currículo oculto. Por fim, percebemos a importância das instruções dos professores aos alunos com relação aos avanços tecnológicos que influenciam no currículo e, consequentemente, no currículo oculto.

Biografia do Autor

Otainan da Silva Matos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do maranhão (UFMA).  Professor do  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).  É membro do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID) da Universidade Federal do Maranhão.

José Antonio Moraes Costa, Secretaria Municipal da Educação de São Luís (SEMED-MA)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor na Rede Municipal da Educação de São Luís-MA. Professor do Colégio Dom Bosco em São Luís-MA. 

Wallesson Alexandre de Sousa Lima, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Especialista em Engenharia de Transportes: Rodovias, Portos e Ferrovias pelo Instituto Navigare.  Professor da Base Técnica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

 

 

Fernanda Gabrielle Soares da Silva, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Geysa Helena Guimarães Chaves, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

Jhonatan Peres de Sousa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Mestre em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Professor no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).  

Referências

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Publicado
2022-04-08