A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: A TEORIA NA PRÁTICA AJUDA?

  • Andrea Portolomeos UFLA
  • Sophia Assis Rodrigues UFLA
Palavras-chave: Leitura literária. Ensino básico. Teoria literária.

Resumo

O artigo visa discutir a questão da especificidade da linguagem literária e de seus efeitos no ato de leitura e contribuir para a problematização do trabalho com leitura literária no ensino básico. A linguagem literária amplia as experiências do leitor para além do que está pré-estabelecido socialmente. Sendo produzida a partir de um arranjo especial da linguagem, cujo objetivo fundamental é mobilizar as emoções do leitor, ela pressupõe, em sua leitura, o acionamento de elementos específicos na produção de sentidos individualizados para o texto. A fundamentação teórica deste artigo conta com a contribuição, dentre outros, de Aristóteles, V. Chklóvski, H. R. Jauss, W. Iser, Wellek e Warren, Perrone-Moisés e Antonio Candido.

 

Biografia do Autor

Andrea Portolomeos, UFLA

Possui Doutorado em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma. Foi bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora associada de teoria literária na Universidade Federal de Lavras, atuando na graduação e na pós-graduação em Letras.  Coordenou o projeto para educação básica, financiado pela parceria CAPES/ FAPEMIG, "Investigações sobre lacunas na formação literária do estudante da educação básica e sobre a formação de professores de literatura" no período de 2013 a 2016. Participa do programa de Residência Pedagógica do CNPq na UFLA e é líder do Grupo de pesquisa no CNPq, Linguagem Literária e Educação Estética.

Sophia Assis Rodrigues, UFLA

Mestranda no programa de pós graduação em Letras da UFLA. Integrante do Grupo de Pesquisa da Cnpq "Linguagem Literária e Educação Estética", coordenado pela professora Andréa Portolomeos. Publicou artigos e capítulo na área de ensino de literatura, como "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE LITERATURA NA ESCOLA", In: Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 7. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 172-178. 

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011.

BERNARDO, Gustavo. O problema do realismo em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. MEC/Secretaria de Educação Básica. Disponibilidade em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2019.

CANDIDO, Antonio; BAPTISTA, Abel Barros. O direito à literatura e outros ensaios. São Paulo: Angelus Novus Editora, 2004.

CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In: OLIVEIRA TOLEDO, Dionísio de. (Org.) Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo,1973.

COSTA LIMA, Luiz. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

DE FREITAS, Eduardo da Silva. Concepções de literatura nos documentos oficiais e formação do sujeito no ensino de literatura. In: PORTOLOMEOS, Andréa (org.). Literatura e Subjetividade: aspectos da formação do sujeito nas práticas do Ensino Médio. São Paulo: Blucher, 2016.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e sociedade, n. 9, 2006.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e Personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009.

VAZ, Valteir. " Arte como procedimento"-100 anos depois. RUS (São Paulo), v. 9, n. 12, p. 3-28, 2018.

WELLEK, René; WARREN, Austin. A natureza da Literatura. In:_____. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Estética da recepção. In: BONNICI, Thomas & ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduel, 2005.

Publicado
2020-02-04