A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DIGITAL NA ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Tatielle Gomes Rodrigues Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Novas tecnologias. Internet. Escrita. Comunicação digital.

Resumo

Este estudo busca refletir sobre o acesso de estudantes aos meios tecnológicos, bem como a utilização da linguagem digital nas redes sociais virtuais e sua relação com a produção escrita dos alunos do ensino médio na educação básica. A análise aqui empreendida centra-se nas possíveis influências positivas ou negativas da linguagem digital na produção escrita dos alunos e como os mesmos fazem uso dessa linguagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com observações do cotidiano escolar e com análises de produções escritas formais e informais, realizadas por estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio da educação básica do estado da Bahia. Os resultados desta pesquisa apontam a influência das redes sociais virtuais para a linguagem dos estudantes, bem como a utilização da linguagem digital na escrita informal em sala de aula. Diante da análise de dados realizada, nota-se que os estudantes fazem uso da linguagem utilizada na internet, no entanto, essa utilização é realizada em momentos propícios, diferenciando a escrita formal da escrita informal, e adequando-as, para cada momento de comunicação.

Biografia do Autor

Tatielle Gomes Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ANDERSON, J. ICT Transforming Education: a Regional Guide. Bangkok: Unesco, 2010.

CHARTIER, R. Os Desafios da Escrita / Roger Chartier; Tradução de Fulvia M. L. Moretto. – São Paulo: Editora UNESP, 2002.

GONZALEZ, Z. M. G. Linguística de Corpus na Análise do Internetês. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa / Antônio Carlos Gil. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) – Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal 2013. IBGE, 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2013/default.shtm>. Acesso em 21 out. 2019.

JUNIOR, A. S. L. A escola no Contexto das Tecnologias de Comunicação e Informação: Do dialético ao virtual. Salvador, Bahia. Editora: Eduneb, 2007.

JUNIOR, A. S. L; NOVAES, I. L; HETKOWSKI, T. M. Gestão educacional e tecnologias da informação e comunicação. In: NOVAES, Ivan Luiz; HETKOWSKI, Tânia Maria. Gestão, tecnologias e educação: construindo redes sociais. Salvador: EDUNEB, 2012. p. 27-68.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática / Pierre Lévy; tradução de Carlos Irineu da Costa. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, 208 p. Coleção TRANS.

______. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2000.

NOVAES, I. L.; HETKOWSKI, T. M. Gestão, tecnologias e educação: construindo redes sociais / Organizado por Ivan Luiz Novaes; Tânia Maria Hetkowski. – Salvador: EDUNEB, 2012, p. 524.

PRETTO, N.; PINTO, C. C. Tecnologias e Novas Educações. Revista Brasileira de Educação. v. 11, 2006.

SANTOS, A. J. P; HETKOWSKI, T. M. Políticas de formação do educador: uma reflexão sobre as TIC e software livre. In: NOVAES, Ivan Luiz; HETKOWSKI, Tânia Maria. Gestão, tecnologias e educação: construindo redes sociais. Salvador: EDUNEB, 2012. p. 179-201.

SILVA, I. C. Da Presença Virtual: um estudo sobre a transferência em contexto da educação a distância. 2010. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SILVA, O. S. F. Tessituras (Hiper) textuais: leitura e escrita nos cenários digitais. Salvador: Quarteto, 2008.

XAVIER, A. C. Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais da internet. “Investigações” Recife, v. 18, -. 115-129, 2006.

Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos