O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO E REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS PENSADORES QUE NOS AJUDAM A OLHAR E COMPREENDER A CRIANÇA
Resumo
Esse texto busca revisitar alguns pensadores que estão presentes em muitas discussões sobre o trabalho docente na Educação Infantil e continuam atuais até os dias de hoje, são eles: Comenio (1592-1670), Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1782-1852), Froebel (1782-1852), Decroly (1871-1932), Montessori (1870-1952), Freinet (1896-1966), Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934) e Malaguzzi (1920 -1994). O estudo revela a importância de os professores conhecerem as proposições dos referidos estudiosos para terem subsídios teóricos e práticos que contribuam com o seu trabalho docente em favor da criança. Afinal, práticas sem intencionalidade, com ideias improvisadas e sem planejamento, precisam ser banidas do cotidiano da Educação Infantil.
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