PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E SUAS IMPLICAÇÕES EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR
Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo analisar quais são as implicações na comunidade escolar com a construção de um projeto político pedagógico emancipador. Para este objetivo temos como problemática, quais as particularidades em volta da construção de um PPP e o que a comunidade escolar sabe sobre este documento que é construído pela escola. Para esta pesquisa utilizamos o método bibliográfico com foco em esmiuçar o projeto político pedagógico de uma escola de Educação fundamental II e ensino médio, localizado no bairro da Ipiranga na região sul da cidade de São Paulo. Para complementação da pesquisa, foi realizada entrevista com a diretora da escola a respeito dos itens que considera importante para construção de um PPP democrático e emancipador. Por meio deste documento e do relato com a entrevista, percebemos que este é um documento muito importante para a escola e com isso todos ganham, uma vez que para que essa construção ocorra é necessário o empenho de todos em desenvolver atividades e também relatar o seu dia a dia como foco no que foi pesquisado e documentado no PPP. Por fim, compreendemos que este documento deve ser guardado e servirá de memorial para os futuros diretores, gestores, professores e demais pessoas envolvidas com a dinâmica estudantil de cunho do desenvolvimento e da aprendizagem da criança.
Referências
AZEVEDO, Janete M. Lins. O Estado, A Política Educacional e a Regulação do Setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto e AGUIAR, Márcia Angela da S. (Orgs). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC. Conferência nacional de educação para todos. Anais. Brasília, 1994.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; TOYODA, C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, jul./set. 2011.
NATIVIDADE, Juliana de Souza; MEDEIROS, Simone Alves. Projeto político pedagógico e gestão democrática: limites e desafios. Revista Episteme Transversalis, v. 7, n. 2, p. 1-18, ago. 2017. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/140/124. Acesso em: 20 out. 2023.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Retratos da Escola, [S. l.], v. 3, n. 4, 2012. DOI: 10.22420/rde.v3i4.109. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/109. Acesso em: 03 nov. 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).