PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E SUAS IMPLICAÇÕES EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Abstract

O presente artigo tem como principal objetivo analisar quais são as implicações na comunidade escolar com a construção de um projeto político pedagógico emancipador. Para este objetivo temos como problemática, quais as particularidades em volta da construção de um PPP e o que a comunidade escolar sabe sobre este documento que é construído pela escola. Para esta pesquisa utilizamos o método bibliográfico com foco em esmiuçar o projeto político pedagógico de uma escola de Educação fundamental II e ensino médio, localizado no bairro da Ipiranga na região sul da cidade de São Paulo. Para complementação da pesquisa, foi realizada entrevista com a diretora da escola a respeito dos itens que considera importante para construção de um PPP democrático e emancipador. Por meio deste documento e do relato com a entrevista, percebemos que este é um documento muito importante para a escola e com isso todos ganham, uma vez que para que essa construção ocorra é necessário o empenho de todos em desenvolver atividades e também relatar o seu dia a dia como foco no que foi pesquisado e documentado no PPP. Por fim, compreendemos que este documento deve ser guardado e servirá de memorial para os futuros diretores, gestores, professores e demais pessoas envolvidas com a dinâmica estudantil de cunho do desenvolvimento e da aprendizagem da criança.

Author Biography

Rosineia Oliveira dos Santos, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP), com bolsa PROSUP/CAPES. Atualmente é docente no Senac São Paulo atuando no Ensino médio técnico em Administração.

References

REFERÊNCIAS

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Published
2024-11-12