REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA A PRATICA DOCENTE
Resumo
Este artigo tem como ponto de partida, propriciar reflexões a despeito a Educação Física Escolar, especialmente com a com relação a formação docente, a importância das relações entre teorias e práticas uma necessidade constante de refletir para contemplar um melhor educação no tocante ao ensino aprendizagem, objetivando favorecer melhores resultados para as atividades docentes. O trabalho foi realizado por intermédio de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia referências bibliográficas e documentais tanto em conteúdos impressos, como também, em sites de pesquisas. As considerações conclusivas apotam para importância de pensar e repensar as formações docentes, particularmente na Educação Física, efetivando critérios formativos com relação a oferta de materiais para análises teoricas com relação aos exercícos docentes, contemplando os princípios da Educação Física Escolar.
Referências
BARBOSA, Cláudio Luis de Alvarenga. Educação Física escolar: da alienação à libertação. 2 ed . Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
COSTA, Suélio Santino. A Importância do Professor de Educação Física na Inclusão dos Alunos no Ensino Fundamental.2020. Disponível em:
https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/23454/5/PDF%20-%20Su%C3%A9lio%20Santino%20Costa. Acesso em: 05 de abr. 2024.
CASTELLANI, Lino Filho. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 5 ed. São Paulo: Papirus, 2000.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez et. al.. Didática de Educação Física: a criança em movimento: jogo, prazer e transformação. São Paulo: FTD, 1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
MATOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Infantil: inter-relações movimento. São Paulo: Phorte, 2002.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. São Paulo: Autores Associados, 1994.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).