REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA A PRATICA DOCENTE

Resumen

Este artigo tem como ponto de partida, propriciar reflexões  a despeito  a Educação Física Escolar, especialmente com a com relação a formação docente, a importância das relações entre teorias e práticas uma necessidade constante de refletir para contemplar um melhor educação no tocante ao ensino aprendizagem, objetivando favorecer melhores resultados para as atividades docentes. O trabalho foi realizado por intermédio  de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia referências bibliográficas e documentais tanto em conteúdos impressos, como também, em sites de pesquisas. As considerações conclusivas apotam para importância de pensar e repensar as formações docentes, particularmente na Educação Física, efetivando critérios formativos com relação a oferta de materiais para análises teoricas com relação aos exercícos docentes, contemplando os princípios da Educação Física Escolar.      

Biografía del autor/a

Rita Claudia de Oliveira, Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc)

Especialização em Administração Escolar (UCAM), graduação em Educação Física e Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Professora da Educaçao Básica do Estado Tocantins.

Claudius Vinicius Souza Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação (pela UFT), graduada em Jornalismo (pela UFT), Educação Física (pela Claretiano), Tecnólogo em Gestão Pública (pelo IFTO), Pedagogia (pela UNEB). É professor da Educação Básica do Estado Tocantins.

Maria Jose de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós – Doutora em Educação. Doutora em Educação e Currículo. Graduada em História e em Pedagogia. Mestre em Educação.  É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins. PPGE/ UFT.

Citas

Referências Bibliográficas

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Publicado
2025-02-18