A EDUCAÇÃO E O LAISSEZ FAIRE DO GERENCIAMENTO DO FIM DO MUNDO

Palavras-chave: Educação. Ciência. Crise.

Resumo

O objetivo desse texto consiste em promover uma discussão teórica sobre o papel social da educação, pois, como filha/irmã da ciência moderna e suas influências na sociedade pode contribuir efetivamente para se evitar o fim do mundo. A ciência como indutora da construção de políticas públicas ao longo da história separou e segregou grande parte da população mundial ao pressupor e defender a existência de seres e raças superiores. Ancorados no materialismo histórico e dialético, e partindo de uma revisão bibliográfica, afirmamos com base nos resultados da análise, que o mundo não está no fim, pois, o fim representa o final de princípios éticos e morais, o que de fato não é real, entretanto, a ciência por meio leitura de mundo, para que de fato o sujeito possa sentir, pensar e agir sobre o mundo, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Warley Carlos de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); É professor Associado III na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); É professor Adjunto II na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Regina Silva Bonfim, Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais aplicada (FACISA); É professora na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Barra do Garças, MT.

Ricardo Roberto de Andrade, Institudo Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET/IFTM, Campus Uberaba); É arquivista no IFTM, Campus Uberlândia.

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Publicado
2025-01-24