O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS E AS MARCAS DE UMA CULTURA MATERIAL

Palavras-chave: Currículo. Educação Infantil. Cultura Material.

Resumo

Este artigo tem como objetivo central compreender aspectos das materialidades do currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) por meio de documentos curriculares. Assim, o estudo se constituiu a partir da análise documental de um conjunto de documentos, com destaque para o intitulado Currículo para a Educação Infantil da RMEF (2015a), visando responder à seguinte questão: Como as materialidades presentes representam uma compreensão de currículo demarcando a existência do que temos chamado de cultura material da Educação Infantil? Pode-se aferir que as materialidades que compõem os espaços educativos para crianças que frequentam a Educação Infantil precisam ser consideradas como importantes elementos do currículo, pois elucidam o projeto educativo posto em ação nas instituições, não tendo neutralidade nesta ação, as materialidades em circulação nas unidades de Educação Infantil dizem das concepções de criança, infância, Educação Infantil e currículo ali presentes.

Biografia do Autor

Bárbara Luiza Ludvig Rodrigues, Instituto Federal Catarinense

Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú (SC), graduada em Pedagogia pela Universidade Municipal de São José (SC). É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis (SC).

Priscila Eli Alves, Instituto Federal Catarinense

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú (SC), graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil: Canoas (RS). É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis (SC).

Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Instituto Federal Catarinense

Pós-doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Mestra em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela FURB e graduada em História pela UNIASSELVI. É professora efetiva do Instituto Federal Catarinense, Campus Rio do Sul; e Campus Camboriú, como docente do PPGE (Mestrado Acadêmico).

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Publicado
2024-11-25