O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS E AS MARCAS DE UMA CULTURA MATERIAL
Résumé
Este artigo tem como objetivo central compreender aspectos das materialidades do currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) por meio de documentos curriculares. Assim, o estudo se constituiu a partir da análise documental de um conjunto de documentos, com destaque para o intitulado Currículo para a Educação Infantil da RMEF (2015a), visando responder à seguinte questão: Como as materialidades presentes representam uma compreensão de currículo demarcando a existência do que temos chamado de cultura material da Educação Infantil? Pode-se aferir que as materialidades que compõem os espaços educativos para crianças que frequentam a Educação Infantil precisam ser consideradas como importantes elementos do currículo, pois elucidam o projeto educativo posto em ação nas instituições, não tendo neutralidade nesta ação, as materialidades em circulação nas unidades de Educação Infantil dizem das concepções de criança, infância, Educação Infantil e currículo ali presentes.
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