MARKETING DIGITAL: PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE O COMÉRCIO INFORMAL E CONSUMIDORES EM AUGUSTINÓPOLIS

Palavras-chave: Marketing Digital. Comércio Informal. Comunicação. online.

Resumo

O presente artigo detalha os resultados da pesquisa realizada em Augustinópolis - TO, com os comerciantes informais estabelecidos no centro da cidade, cerca de 630 km da capital do estado, Tocantins. A fim de analisar se os comerciantes que operam na informalidade utilizam o marketing digital e suas ferramentas no processo de comunicação com o consumidor. O artigo também busca evidenciar a importância do marketing digital no contexto atual; analisar as estratégias de marketing digital utilizadas pelas empresas informais, além de identificar o quantitativo de empresas informais no centro de Augustinópolis. A pesquisa contextualiza sobre origem, caracterização do marketing e ferramentas do marketing digital para captação de clientes, partindo de levantamentos bibliográficos em livros específicos de autores renomados e demais conteúdos sobre o tema encontrados em revistas e artigos da internet. Os resultados apresentados são provenientes do levantamento de dados realizado junto aos comerciantes informais por meio de questionários mistos com perguntas abertas e fechadas, coletando informações sobre o referido tema. Os resultados demonstram de forma efetiva que parte do público pesquisado utiliza do marketing digital como ponte de comunicação para com o consumidor, validando assim a hipótese primária deste estudo: o comércio informal do centro de Augustinópolis utiliza o marketing digital como ferramenta estratégica de comunicação com seus consumidores. Por fim, conclui-se que após o desenvolvimento deste estudo alcançou-se o que foi proposto no início da investigação como objetivo geral e específico, além de elucidar efetivamente o problema que deu início a esta pesquisa.

Biografia do Autor

Iara Rodrigues Coelho, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas (UNISINOS) Professor do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do TOGRADUADO e professor/articulador do Núcleo de Inovação Tecnologia da UNITINS.

José Fernando Bezerra Miranda, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre e doutorando em Educação. Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do TO Graduado.

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (2012). Vice reitora da Universidade Estadual do Tocantins. 

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Publicado
2024-12-02