MARKETING DIGITAL: PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE O COMÉRCIO INFORMAL E CONSUMIDORES EM AUGUSTINÓPOLIS
Abstract
O presente artigo detalha os resultados da pesquisa realizada em Augustinópolis - TO, com os comerciantes informais estabelecidos no centro da cidade, cerca de 630 km da capital do estado, Tocantins. A fim de analisar se os comerciantes que operam na informalidade utilizam o marketing digital e suas ferramentas no processo de comunicação com o consumidor. O artigo também busca evidenciar a importância do marketing digital no contexto atual; analisar as estratégias de marketing digital utilizadas pelas empresas informais, além de identificar o quantitativo de empresas informais no centro de Augustinópolis. A pesquisa contextualiza sobre origem, caracterização do marketing e ferramentas do marketing digital para captação de clientes, partindo de levantamentos bibliográficos em livros específicos de autores renomados e demais conteúdos sobre o tema encontrados em revistas e artigos da internet. Os resultados apresentados são provenientes do levantamento de dados realizado junto aos comerciantes informais por meio de questionários mistos com perguntas abertas e fechadas, coletando informações sobre o referido tema. Os resultados demonstram de forma efetiva que parte do público pesquisado utiliza do marketing digital como ponte de comunicação para com o consumidor, validando assim a hipótese primária deste estudo: o comércio informal do centro de Augustinópolis utiliza o marketing digital como ferramenta estratégica de comunicação com seus consumidores. Por fim, conclui-se que após o desenvolvimento deste estudo alcançou-se o que foi proposto no início da investigação como objetivo geral e específico, além de elucidar efetivamente o problema que deu início a esta pesquisa.
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